23.51°C Brasília

29 de janeiro de 2025

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Vi no olhar de Vanderlei

Colabore com informação! Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por: Sueli Valiato – Professora de Língua Portuguesa e Literatura Caro (a) leitor (a), dias atrás encontrei resposta para

Cortada do Mastro abre a tradicional Festa de Benedito no próximo domingo (15) em Serra Sede

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Cultura

Neste domingo, 15 de dezembro, será realizada a Cortada do Mastro, tradição que abre a Festa de São Benedito 2024, no município. Centenas de devotos participam da festa em homenagem ao santo negro e participam do cortejo nas principais ruas da Serra Sede.

“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. É lindo de se ver! Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, explica o presidente da ABC/ Serra, Deivid Nascimento Soares.

Programação

A festa inicia às 17 horas, quando o Congo Folclórico São Benedito sai do bairro São Domingos em direção à Igreja Matriz (Nossa Senhora da Conceição) para pedir permissão aos padroeiros, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, para darem início aos festejos.

Depois da permissão, o Congo retorna ao bairro São Domingos para buscar o mastro de São Benedito, representado por um tronco de madeira Guanandi que é arrastado por três juntas de bois enfeitadas com flores flamboyant.

Um grande cortejo é formado pelas bandas de congo da Serra, a Banda Estrela dos Artistas, juntas de bois, cavaleiros e amazonas, festeiros e devotos de São Benedito e juntos percorrem as principais ruas da Serra Sede.

Participam do cortejo a banda Congo Folclórico São Benedito, banda de congo São Benedito Campinho da Serra II, banda de congo Konshaca, banda de congo Santo Expedito, banda de congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga e banda de congo São Benedito de Santiago.

Clique na imagem! / Foto: Edson Reis.

Tradição
A festa de São Benedito no município da Serra é uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro e este ano completa 179 anos de fé e tradição. A Festa ainda conta com desfile das Bandas de Congo Mirins no dia 21/12, a Puxada do Navio, Puxada e Fincada do Mastro nos dias 25 e 26 de dezembro, desfile das Bandas de Congo no dia 27/12 e a Derrubada do Mastro no domingo de Páscoa em 2025.

O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Funcultura e Lei Paulo Gustavo.

Realização

A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal da Serra, Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e Ministério da Cultura – Governo Federal e tem patrocínio do Banestes.


Publicidade

Clique na imagem! @torresengenhariaes

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Vi no olhar de Vanderlei

Colabore com informação! Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por: Sueli Valiato – Professora de Língua Portuguesa e Literatura Caro (a) leitor (a), dias atrás

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Vi no olhar de Vanderlei

Colabore com informação! Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por: Sueli Valiato – Professora de Língua Portuguesa e Literatura Caro (a) leitor (a), dias atrás encontrei resposta para

Shopping Basket