28.51°C Brasília

6 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Gira

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e Poeta A vida gira, gira, gira… O mundo gira, gira, gira… A gente vira, vira, vira… Sem

Cultura, amor e responsabilidade

Celso Feu Corrêa. / Foto: Arquivo Pessoal.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Política/Cultura
Por: Celso Corrêacandidato à Câmara Municipal de João Neiva

Meu caro, leitor, sei que você está acompanhando meus textos e minha corrida nessa campanha. Hoje, gostaria de narrar minha experiência no setor da Cultura, uma jornada de trabalho na área da música e do congo. Mas para essa pauta, quero lutar pelas demais artes existentes em nosso município: cinema, dança, capoeira e espaços culturais diversos.

Há 11 anos formei o Grupo Parentes do Samba (integrantes sendo parentes e amigos próximos da nossa comunidade), com swing e muita gente na batucada levamos a cultura musical em João Neiva.

Como músico, iniciei minha carreira em 1985, tocando contrabaixo no “Grupo Brilho Forte”, pertencente ao município de João Neiva. Á época, com repertório de rock, me apresentei em aberturas de shows nacionais em festas da cidade de Ibiraçu e João Neiva, como bandas e artistas bem conhecidos: Ther Fivers, Hanói Hanói, Pepeu Gomes, Absyntho e kid Abelha. Além disso, atuo como compositor, tenho músicas cantadas pelos amigos Dório e Gabriel. E, o meu amor é tão forte com a arte, que pretendo gravar um repertório autoral ao vivo do Parentes do Samba.

Tivemos a honra neste ano de nos apresentarmos, pela primeira vez, na tradicional Festa de João Neiva. Mas já realizamos vários shows relevantes, aqui, em nosso município, como a Feira Distrital, Carnaval e várias comemorações de emancipação política.

Nessa jornada, atuei no Conselho de Cultura de João Neiva. E, uma outra parte da cultura que ainda atuo, minha grande paixão: o congo. Faço parte da Associação da Banda de Congo São Benedito, de João Neiva, com honra e entendimento da minha missão, cumpro meu serviço de Mestre da Banda de Congo, preservando a próxima geração.

É por isso, leitor, que me aproximo de você nesse texto para apresentar o meu currículo cultural, de homem que trabalha e luta por um setor que gera economia e empregabilidade para um município.

Diante de toda a minha experiência adquirida nesse tempo, proponho espaços alternativos físicos e online para alavancar ainda mais a Cultura em João Neiva. Pôr em prática as ideias da construção de projetos culturais através de recursos estaduais e federais junto com a secretaria pertinente.

Também engajar em editais municipal, em prol a todas categorias na área cultural envolvendo em eventos regionais representando o município e mostrando seus trabalhos para todo estado/país.

Em datas comemorativas, não descartando as demais, porém priorizar a da consciência Negra, fazendo homenagens durante a semana desta data. Temos o congo, folia de reis, capoeira e demais artistas que possam estar envolvido, valorizados e reconhecido pelo nosso povo.

Dar direito e condições a todos os artistas do município a participarem de eventos em comunidades e praças no Centro da cidade para aprimorar ainda mais seus trabalhos.

E por último, reforçar as atividades futebolísticas de todas categorias do município de João Neiva, valorizando e apoiando os profissionais envolvidos no esporte, realizando e executando projetos pertinentes à classe cultural.

*O texto é de livre pensamento do autor*


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Gira

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e Poeta A vida gira, gira, gira… O mundo gira, gira, gira… A gente vira, vira, vira… Sem

Shopping Basket