28.51°C Brasília

21 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos Quem você mais

Eros e Ágape

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e poeta. Eu sou um semideus, metade poeta, a outra, humanidade. Você se apaixona pelo meu espectro divino,

Políticas públicas de interesse comum da sociedade

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por: Prof. Samuel J. Messias – Especialista em Políticas Públicas As políticas públicas são diretrizes e ações

Do futebol ao espetinho de jacaré

Rickson Klinsman, ex-jogador de futebol, agora é empreendedor da marca: Rick's Spettaria, em Valparaíso, Serra. / Foto: Divulgação.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Entrevista/Futebol e gastronomia 
Por José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato

Ele é ex-jogador de futebol, já passou por times do estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Sergipe e Bahia, jogou pelos times: River Plate, Vitória da Conquista, Caxias, Chapecoense, Rio Branco, Vitória, Real Noroeste, Vila Velhense, Tupi, Sport e Serra.

Atualmente, é empreendedor no ramo gastronômico. Além de trabalhar como supervisor em uma empresa de serviço de limpeza para escolas há seis anos. Lá, coordena 118 pessoas diretamente.

Marido da Débora e pai da Isabela, Rickson Klinsman, é um homem que ama a família, de fé, trabalhador e inovador, não é à toa que sua spettaria trouxe esse ano o churrasquinho de jacaré. O empreendedor da marca Rick’s Spettaria é o nosso entrevistado de hoje.

Entre histórias que dividi emoções alegres e tristes, hoje, 24 de setembro, é dia do seu aniversário, completa 36 anos. Porém, essa também é data do falecimento do seu eterno pai, o homem que o educou para a vida e que foi seu grande apoiador no futebol.

Conheça agora a história de um trabalhador que supera todos os dias três jornadas de trabalho, o sonho de transformar seu empreendimento em âmbito nacional e ter que aprender a interpretar a dualidade: vida e morte, no dia do seu nascimento.

Rickson Klinsman, em tempos de jogador do Rio Branco-ES. / Foto: Divulgação.

1 – Ricks, entre tantos clubes de futebol que você atuou, destaque pra gente sua carreira de atleta, os times que mais gostou de jogar, títulos, entre outras curiosidades.

Rodei o Brasil, mas o time que mais me marcou foi o Real Noroeste daqui do estado, onde obtive dois títulos: Copa Espírito Santo e Capixabão e um vice campeonato da Copa ES. Nessa época, na cidade de Águia Branca, virei ídolo; eu jogava de meia esquerda.

Também fui bem no futebol amador. Ganhei a Copa Metropolitana, pelo Central Guarapari; a Copa Norte, pelo Santos de Barra São Francisco; também conquistei a Copa Sul, pelo Mimosense e fui bicampeão Serrano, pelo Colina, esses dois títulos mais recentes, 2022/2023.

E uma curiosidade, são os perrengues que a gente passa como jogador. Me lembro em 2009, no Paraná, que ficamos uma semana sem água e comida, tinha uma piscina onde todos nós pulávamos, tomávamos banho e passávamos sabonete (risos), além de comermos abacate no almoço e na janta.

“Eu pensava em parar com o futebol e continuar na área esportiva, mas como eu sempre gostei de gastronomia, surgiu essa oportunidade de abrir o nosso próprio negócio”, contou Ricks. / Foto: Divulgação.

2 – Me fala da relação entre você e seu pai; o que ele te educou para ser um homem e um bom atleta?

Meu pai sempre foi meu pilar, um cara fora do comum. Me ensinou tudo na vida, desde o futebol até a educação. E, também, a conhecer o principal, que é o Senhor Jesus, meu verdadeiro herói.

3 – Hoje, 24 de setembro, você completa 36 anos de idade. Essa data reserva seu nascimento e o falecimento de seu pai. Como é lidar com essa realidade?

Na verdade, é muito confuso até hoje. Neste ano, faz seis anos que ele se foi e não acredito ainda, às vezes lembro dele. É muito real, sinto muita falta, principalmente, das ligações dele, porque a gente se falava ao menos três vezes ao dia, então saber que no dia meu aniversário estava enterrando meu pai, é muita loucura.

4 – Você encerrou a carreira de atleta, em 2019, com 29 anos, você era muito novo, ainda tinha uma carreira pela frente, por que decidiu parar?

Sim, meu último clube no profissional foi o Tupi de Vila Velha, como já estava casado, e trabalhando também em duas áreas, além do churrasquinho, decidi parar porque não iria conseguir conciliar os três, e como eu dependia de empresário, ficou difícil, porque hora eu estava com algum clube, hora sem time, então estando casado, com família, aí já tenho que pensar nela.

Rickson Klinsman quando vestia a camisa do River Plate (SE). / Foto: Divulgação.

5 – Do futebol para o empreendedorismo. Por que decidiu empreender?

Sempre gostei de gastronomia, amo cozinhar. Apareceu essa oportunidade no ramo de churrasco e meti as caras. De início, a ideia era montar um empreendimento na área da hamburgueria e pizzaria. Eu e a Débora fizemos um curso no Senai, mas quando fizemos a pesquisa financeira para executarmos o plano, vimos que o custo do investimento era muito alto dentro das nossas condições econômicas.

Mas, como sempre fui bom em fazer pão de alho, sempre recebi elogio dos amigos quando eu fazia o pão de alho no churrasco, aí comecei assim. E, também, trabalhei com um amigo, em Barro Vermelho, Vitória. Juntos, abrirmos um food truck; fiquei três meses.

Depois disso, no dia 3 de junho de 2019, eu e minha esposa inauguramos o food truck Rick’s Spettaria, que ficava na Feira Orgânica, em frente à Escola Dinâmico, em Valparaíso.

6 – Vocês criaram a marca Rick’s Spettaria. Começaram a conquistar a clientela, mas passaram por um grande susto, conta essa história.

Em 2023, tivemos o food truck roubado. Quando roubaram o nosso food truck, bateu aquele desespero na Débora, ela ficava chorando. Eu disse a ela pra ficar tranquila, que a gente iria achar. E achamos no mesmo dia.

O roubo aconteceu em no dia 7 de setembro, engraçado que é no mês do meu aniversário. Nosso food truck foi achado em Aracruz por um abençoado, o pastor Leandro. Nada acontece por acaso nesta vida, tudo tem o propósito de Deus. Ele permitiu, e através do roubo, o nome do Rick’s alcançou todo estado, pois passou em todos jornais de TV e todos se sensibilizaram pela história, e ganhamos clientes com isso. Hoje, o Rick’s Spettaria está onde está graças aos meus amigos e clientes fiéis nestes cinco anos de empreendedorismo.

7 – Rick’s Spettaria foi considerado o melhor espetinho do município de Serra, em maio de 2024. Me conta a emoção de ter ganhado esse título.

Foi um grande título! Porque nosso sonho é ver o trabalho ser reconhecido. Fomos eleito o melhor espetinho do município de Serra, através de uma pesquisa realizada via internet, pelo “Sabor Destaque”, uma agência de mídia social, a Spettaria ficou em primeiro lugar na categoria Espetinho.

Não tem coisa melhor, a gente concorreu com toda a cidade de Serra, então assim, veio pra certificar a nossa marca. Nosso lema sempre foi, além de levar a qualidade, também levar um bom atendimento, que é o diferencial nosso. Então, esse título só veio pra selar aquilo que a gente vinha construindo há cinco anos.

Ao lado da esposa Débora Fernandes Penedo, 30, Ricks conquistou um título no empreendedorismo: Prêmio de melhor Espetinho do município de Serra pelo “Sabor Destaque”. / Foto: Divulgação.

8 – Qual é o diferencial do seu negócio?

Além dos espetos diversificados, nosso diferencial é um ótimo atendimento, juntamente com a qualidade, e agora até espeto de jacaré temos. Empreender não é, simplesmente, você colocar o produto, é você reinventar. Tem que sair da zona de conforto.

9 – Muito obrigado, Ricks, por ceder a entrevista ao Merkato, e feliz aniversário. Deixe seus agradecimentos e palavra final.

Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus por proporcionar esse momento maravilhoso, a minha família (esposa e filha), minha mãe e irmã, que sempre acreditaram em mim. Também agradecer ao Merkato, a você José Salucci, meu amigo, por essa oportunidade de contar a minha história e poder alcançar milhares de pessoas.

Entre títulos os títulos conquistado na carreira de jogador de futebol, a Copa ES, de 2012, Ricks foi eleito o melhor meia da competição. / Foto: Divulgação

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos Quem você mais

Eros e Ágape

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e poeta. Eu sou um semideus, metade poeta, a outra, humanidade. Você se apaixona pelo meu espectro divino,

Políticas públicas de interesse comum da sociedade

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por: Prof. Samuel J. Messias – Especialista em Políticas Públicas As políticas públicas são diretrizes e ações

Shopping Basket