28.51°C Brasília

23 de outubro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Espírito Santo encerra Jubs com 19 medalhas

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Esporte/Jubs O estado do Espírito Santo fez bonito no Jogos Universitários Brasileiros, que foi disputado nas duas últimas semanas, em Brasília.

O papel do 3º Setor na inclusão socioeconômica

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Terceira Voz/Desenvolvimento Por: Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES O Terceiro Setor, composto por

Editorial Política: SP, RJ, Grande Vitória e João Neiva

(Imagem: Senado Federal)

Invista no Jornal Merkato! – Pix47.964.551/0001-39.


Política/Eleições 2024
Por: José SalucciJornalista e diretor do Merkato

Caro, leitor e eleitor! Neste domingo (06), todos nós iremos confirmar algum número nas urnas.

O Merkato se posiciona através do direito à liberdade de expressão e imprensa. Jornalismo é feito com imparcialidade? Depende do conceito de imparcialidade. O jornalista é um formador de opinião, desde que tenha ética na transmissão da informação e dê o direito de resposta a todas as fontes envolvidas na reportagem, mas, sim, podemos opinar.

O Merkato preparou seu editorial das Eleições 2024, contando com zonas eleitorais da região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Grande Vitória, principalmente, a Serra e João Neiva.

A razão dessas cidades serem apresentadas nesse texto, seguem os critérios: as duas primeiras são capitais políticas do Brasil e, ao mesmo tempo, fazem cruzamento político-econômico, diretamente, com a Grande Vitória; outra questão é porque Serra e João Neiva fazem parte do capital econômico do Merkato, no sentido de empreendedorismo (Merkato é registrado na Junta Comercial como jornal e gestão empresarial – somos uma empresa que recebe apoio financeiro dos leitores e parceiros); e por último, o Merkato está comprometido com seus 10 mil leitores espalhados na Grande Vitória.

São Paulo e Rio de Janeiro

Na maior cidade do Brasil, Merkato apoia as ideologias de Pablo Marçal; se faz necessário uma personalidade corajosa para enfrentar o sistema corrompido, principalmente, se tratando da Grande Imprensa. No RJ, é Ramagem (PL); o conservadorismo e, principalmente, a segurança precisam de ser estabelecidos na Cidade Maravilhosa; não dá para esquecer o rastro diabólico que o Cabral deixou. Um pouco de direita e direito não faz mal a ninguém.

Grande Vitória

Vindo para a Grande Vitória, seguindo a mesma linha do RJ, coronel Ramalho (PL), em Vila Velha. A cidade precisa de segurança e ordem, além das promessas feitas pelo candidato de investir em uma educação integral em creches para crianças de 0 a 3 anos de idade, um hospital com UPA 24h, CAPS, exames, mostram que o candidato não entende só de segurança, e, também deixou notório que irá qualificar a mobilidade urbana.

Ainda falando do município, apresento a candidata a vereadora Luciana Santos (PL) – com três projetos literários que ajudam autoras com invisibilidade social e intelectual, proponente da Feira Literária das mulheres, fundadora da Academia Capixaba de Letras da Diversidade e coordenadora do Tereza de Benguela, pautas de questões raciais, projeto que levou para a cúpula do G20 nos proporcionando a honra de representar o ES pela sociedade civil. A democracia precisa de uma professora e uma defensora da cultura nos representando.

E, ali, ao lado, em Cariacica, Euclerio Sampaio (MDB) é um bom nome. Com o quarto maior PIB do ES, equivalente a R$ 12,1 bilhões, a cidade, na gestão do atual prefeito, alcançou, em maio de 2024, o primeiro lugar na 12ª edição do prêmio “Prefeitura Empreendedora”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), com o programa “Futuros Possíveis”, na categoria “Cidade Empreendedora.

Outro feito importante, em 2023, o relatório mais recente do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia, mostra Cariacica em 1º lugar no Estado e em 10º lugar no Brasil, como a cidade que mais facilita a abertura de empresas.

Em nossa capital, difícil a escolha. Nomes experientes, que já fizeram bons trabalhos na Prefeitura de Vitória estão de volta. De acordo com o G1, a Pesquisa Quaest, divulgada na última quarta-feira (28), mostra o atual prefeito e candidato à reeleição Lorenzo Pazolini (Republicanos) com 51% das intenções de voto.

Em Serra, proponho a experiência de Audifax ou a juventude de Weverson Meireles (PDT). A Serra não tem perfil para receber outro estilo de prefeito, nada contra aos demais candidatos, mas na altura do campeonato, mudar o perfil, não vejo com bons olhos. Se Audifax assumir mais um mandato, creio que será seu último tempo como prefeito, mas se Weverson estrear com vitória, nascerá uma nova Serra, ainda que discípulo de Vidigal, o jovem candidato a prefeito abrirá caminhos para futuros candidatos jovens. Vamos ficar de olho, porque o modo de fazer política velha está com seus dias contados.

Ainda no município de Serra, um nome responsável é Elcimara Loureiro (PT), mesmo fazendo parte de uma legenda duvidosa, apesar de ter sido formada no PP, a pastora tem coração bom. A atual vereadora vem operando um bom trabalho na Câmara, sua vivência política no Conselho Tutelar, em Serra, por quase 10 anos, engajada com movimentos sociais, faz dela uma pedra de tropeço para muitos homens na Câmara, os quais muitos não possuem curso superior, assim como diversos candidatos homens, total despreparo. A Serra precisa de avançar, uma forma é: eleger somente políticos graduados.

Outra mulher importante para Serra é Dani Frasson (União Brasil), ex-diretora do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Serra, e Gestora de Mercado com especialização em Administração Pública. Cai muito bem termos uma representatividade que ordena as finanças, que possui mentalidade empreendedora, e ainda com pautas significativas: saúde, inclusão social e educação inclusiva, promover visibilidade às Pessoas Com deficiência (PCDs). Além de olhar com carinho para as mães de PCDs – propõe criar um programa de capacitação para mulheres que sustentam suas famílias por meio de pequenos negócios -. E, também, propõe espaços compartilhados para que os microempreendedores cresçam e prosperem.

João Neiva

Por último, não menos importante, Merkato realiza consultoria de comunicação no município de João Neiva.

Em apoio ao candidato a vereador Celso da Agricultura, que está engajado na cultura, uma de suas pautas, ele contribui para a preservação do patrimônio cultural de João Neiva, atuando como mestre na Banda de Congo São Benedito de João Neiva. Somando 30 anos como funcionário público, também trabalha em prol da agricultura e agropecuária. Celso é personalidade importante para o desenvolvimento no setor. Nosso café e cacau capixaba agradecem, além de projetos na área de sustentabilidade e promoção ao agricultor.

Gostou das orientações? Se sim, compartilhe o Merkato, se não, nos siga do mesmo jeito, afinal de contas, não recebi dinheiro público para escrever esse editorial, como alguns jornais espalhados pelo país. Aqui, é a minha inteligência e estudo que estão em jogo.

Liberdade de expressão é tudo! Sou o criador e diretor do jornal Merkato, que teve início com meus estudos, ainda em tempos de faculdade de Jornalismo, onde propus em meu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – e, agora, colho os frutos.

Meu jornalismo é liberdade de expressão! Daqui a quatro anos posso mudar de opinião.


Invista no Jornal Merkato! – Pix47.964.551/0001-39.

José SalucciJornalista e diretor do Merkato. / Foto: Thais Gobbo.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Espírito Santo encerra Jubs com 19 medalhas

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Esporte/Jubs O estado do Espírito Santo fez bonito no Jogos Universitários Brasileiros, que foi disputado nas duas últimas

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Espírito Santo encerra Jubs com 19 medalhas

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Esporte/Jubs O estado do Espírito Santo fez bonito no Jogos Universitários Brasileiros, que foi disputado nas duas últimas semanas, em Brasília.

O papel do 3º Setor na inclusão socioeconômica

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Terceira Voz/Desenvolvimento Por: Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES O Terceiro Setor, composto por

Shopping Basket