Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Educação
O ano letivo de 2024, na rede municipal de João Neiva, começa na terça-feira (06), nas 12 unidades de ensino. Os 2.136 alunos das escolas e centros de educação infantil já se preparam para o retorno às aulas.
O site da Prefeitura de João Neiva informou, na fala da secretária municipal de Educação, Marciela José, que as escolas já se preparam para receber os estudantes: “As instituições de ensino contam com o corpo docente e administrativo, além de toda a estrutura necessária para iniciarmos o ano letivo”, disse.
Da educação pré-primária à conclusão do ensino superior, a jornada educacional é repleta de desafios e conquistas. Cada fase do percurso educativo molda o indivíduo, oferecendo oportunidades de crescimento e aprendizado inestimáveis.
Segundo o Me. em Educação, Samuel J. Messias, a importância da educação pré-primária repensa uma base sólida para o desenvolvimento do indivíduo. De acordo com o professor, a educação pré-primária estabelece uma base sólida para o sucesso acadêmico futuro, fornecendo às crianças as habilidades essenciais para aprenderem a socialização.
Corroborando a ideia acima, o prefeito Paulo Sérgio Micula pontua. “O conhecimento é o único tesouro que não pode ser tirado de você.”, afirmação no texto da Prefeitura.
Ensino Fundamental
O professor Samuel J. Messias é categórico ao esclarecer a importância do processo educacional vivido no ensino médio por alunos e alunas.
“Dando continuidade à educação pré-primária, o ensino fundamental serve como a base sólida sobre a qual os alunos constroem suas habilidades acadêmicas e sociais. Compreendendo os anos essenciais de formação, este período desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”, pontuou.
Já para o ensino médio, o Mestre amplia seu argumento na formação do indivíduo. “O ensino médio desempenha um papel crucial ao oferecer oportunidades de aprofundamento, descoberta de paixões e preparação para o ensino superior ou mercado de trabalho. É, aqui, o momento em que os alunos podem explorar e aprimorar seus interesses, desenvolvendo habilidades que os prepararão para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais. Essa fase da educação também tem o poder de influenciar as aspirações e a autoconfiança dos jovens em suas escolhas futuras”, concluiu Samuel J. Messias.
Kits de material escolar
Segundo informou o site da Prefeitura de João Neiva, a Semed irá entregar kits de material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino. A direção de cada escola e centro de educação infantil ficará responsável pela entrega dos materiais.
“A entrega dos kits escolares é mais uma forma que a Prefeitura, por meio da Semed, encontrou de valorizar os nossos estudantes e proporcionar um maior estímulo para o aprendizado”, destacou o prefeito Micula.
Da educação pré-primária
É crucial estabelecer uma base sólida desde os primeiros anos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas fundamentais para o sucesso acadêmico futuro, confirma o professor Samuel J. Messias.
Em seu artigo de opinião “Da educação pré-primária à conclusão do ensino superior”, o Me. mostra os índices de evasão escolar e conclui
que na educação pré-primária há 100% de concluintes.
No ensino fundamental, apenas 17%, daqueles matriculados na educação pré-primária, concluem os estudos. Conforme aumenta o grau de desafios para os estudantes, o número de evasão cresce.
No ensino médio, apenas 10,68% concluem a etapa. Chegando no ensino superior, os tímidos 5,11% concluem as etapas primordiais da educação.
De acordo com o professor Samuel J. Messias, da educação pré-primária até a conclusão do ensino superior, a jornada educacional é repleta de desafios e conquistas. É feita de crescimento intelectual e superação de obstáculos. A conquista da conclusão dos estudos de forma completa é um marco significativo no percurso acadêmico de cada indivíduo.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.