O lançamento da obra literária “A essência dos dias: histórias de vida do Território do Bem”, foi lançado, ontem (13), na Varal Agência de Comunicação, em Itararé. / Foto capa: Thais Gobbo
Assinaturas, aplausos, emoções, música, rimas e depoimentos. A noite de ontem (13), foi um marco historiográfico na vida dos moradores e moradoras do Território do Bem. O lançamento do livro “A essência dos dias: histórias de vida do Território do Bem, escrito pela jornalista Lais de Mello Rocio, 28, deixou um legado de memórias das vivências de um território que sabe na realidade o que são lutas, resistência, engajamento social e glórias.
Participaram da celebração, na laje da Varal Agência de Comunicação, em Itararé, Vitória, os moradores e moradoras do Território do Bem, lideranças comunitárias da região, artistas do Território, oficineiros do curso “Fotografia em Movimento”, jornalistas e demais convidados.
A obra, também ganha destaque na literatura do jornalismo literário e comunitário. Lais, além de jornalista, é escritora e M.ª em Comunicação e Territorialidades. Há 10 anos, a jovem escritora produz pesquisas em torno de histórias, iniciativas e projeto ligados à cultura e às identidades de diversas comunidades. A jornalista, que tem o seu primeiro livro publicado, agradeceu a toda equipe que colaborou à publicação do trabalho e reiterou que essa conquista pertence a toda comunidade.
“Poder falar dos sonhos, das memórias, os desafios e ter conversas tão sensíveis que puderam gerar essa escrita… Esse livro, realmente, é de vocês… Essas histórias são de vocês. Eu quis, realmente, reunir um registro do que acontece nesse território, desde o dia em que ele foi criado, né! Dessa mágica que acontece mesmo… de pessoas tão engajadas, tão resistentes. Que a gente conquiste mais direitos e que a gente possa celebrar os nossos sonhos, os nossos feitos. Que a gente possa celebrar as realizações dessas pessoas como a gente tá fazendo aqui hoje”, concluiu com muita alegria.
Cosme Santos de Jesus, 54 – Agente de Desenvolvimento Local.
Valmir Rodrigues Dantas, 52, da comunidade de São Benedito, um dos idealizadores do Jornal Calango. Há 35 anos colabora com a liderança comunitária do Território do Bem. O rosto não aprece na foto, mas a comunidade sabe exatamente quem ele é; a comunidade conhece o trabalhar de suas mãos, a aliança que este homem tem com o “Bem”.
Crislayne Zeferina, 31, moradora do Bairro da Penha.
Abelhão, rapper e educador social, o carioca que cresceu no bairro Jaburu. Um dos precursores da revolução do hip hop no Território do Bem tem sua história narrada no livro.