PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais que acontecem em

A quem serve a educação brasileira?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Caríssimo (a) leitor (a), nos últimos tempos,  tenho pensado muito e

Festa de João Neiva: “Parentes do Samba”

Apresentação do Grupo Parentes do Samba no carnaval 2024, de João Neiva. / Foto: Divulgação.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Entrevista / Música

Entre os dias 9 a 12 de maio, o município de João Neiva realizará a Festa da Cidade. O Merkato, até a véspera do evento, publica entrevistas dos artistas que irão se apresentar nessa celebração dos 36 anos de emancipação do município.

E a atração confirmada vem com swing e muita gente na batucada: o Grupo Parentes do Samba. Formado há 11 anos, com nove integrantes, para a atual festa, o grupo vem apresentará duas participações, entre elas Tutty Vieira e Bruno. Fazendo parte integral da banda estão: Celso Corrêa, Flávio Corrêa, Milena Corrêa, Luciano Gomes, Luciano Almeida, José Welinton, Ricco Costa, Marcos e Robinho.

Entre os integrantes, o Celso Feu Corrêa, fundador principal do grupo, cedeu entrevista ao Merkato para representar o Grupo Parentes do Samba. Essa parentada que ama tocar samba e pagode, constroem uma herança familiar ao som de trilhas sonoras que poderão ser ouvidas nas próximas gerações.

O músico, que também é comerciante, iniciou sua carreira em 1985, tocando contrabaixo no “Grupo Brilho Forte”, pertencente ao município de João Neiva. Á época, com repertório de rock, se apresentou em aberturas de shows nacionais em festas da cidade de Ibiraçu e João Neiva, como bandas e artistas bem conhecidos: Ther Fivers, Hanói Hanói, Pepeu Gomes, Absyntho e kid Abelha. Celso também atua como compositor, músicas cantada pelos amigos Dório e Gabriel. Sua pretensão para futuro é gravar um repertório autoral ao vivo do Parentes do Samba.

Tá pertinho a Festa de João Neiva. Já vai marcando em sua agenda, leitor, e não esqueça de trazer um convidado, afinal de contas, festa é feita para celebrar com os de casa e receber os convidados.

1 – Como se deu a formação do Grupo Parentes do Samba?

Com uma simples brincadeira usando bateria, cavaco, violão, pandeiro, surdo, tan tan, reco-reco etc… no fundo do quintal, reunindo filhas, sobrinho, irmãos, cunhados e vários amigos, saiu um pagode de primeira, só com o grupo da família.

Consequentemente, montei um projeto para a formação do Grupo Parentes do Samba, com integrantes sendo parentes e amigos próximos da nossa comunidade.

Começamos a fazer pagode de mesa. Partimos para shows em roda de boteco, várias edições do projeto “Sabadão do Samba”, festas, comunitárias, exposições, carnavais, e o projeto “Pagode da Dilma” (homenagem à minha irmã Dilma), entre outros eventos.

2 – O repertório do grupo vai de A a Z na playlist do samba e pagode?

Temos um repertório que relembra sucessos do passado tocado por várias bandas e grupos de samba e pagode de relevância. Fundo de quintal, Zeca Pagodinho, Art Popular, Só para Contrariar, Raça Negra, Jorge Aragão, Alexandre Pires, Arlindo Cruz, Jovelina, um pouco de Axé, como Harmonia do Samba, entre outros.

O Grupo Parentes do Samba é formado por cunhados, primos e sobrinha. / Foto: Divulgação. @parentesdosamba

3 – É a primeira vez que o Parentes do Samba irá tocar na Festa de João Neiva?

Na Festa da Cidade, essa sim, será a primeira vez em que vamos nos apresentar, será sábado, 11 de maio. Vamos abrir o show da banda “Barões da Pisadinha”, no palco principal.

Mas já realizamos vários shows relevantes em João Neiva, como a Feira Distrital, Carnaval e várias comemorações de emancipação política.

Confesso que, essa Festa da Cidade, todos nós do Parentes do Samba estamos ansiosos para fazer o show. Essa festa promete! E, sabemos que, com a excelente organização da Prefeitura, a qual o público já conhece, com certeza, vai ser uma boa festa, com várias bandas de bom nível, levando alegria e diversão para todo público presente.

4 – Falando de grandes festas, qual a expectativa de tocar na Festa da Cidade, a qual se espera um grande público? Como deve ser o comportamento do músico nesse momento?

A expectativa para o evento é receber um público que curta nossos shows, e para quem estiver assistindo pela primeira vez, guardar boas lembranças do que foi assistido.

Em relação ao comportamento do músico em uma festa de grande público, é manter o foco, levar para o público um repertório sem fugir das características da banda, envolver o público para uma boa interação com o show e aproveitar do momento para mostrar um bom trabalho do “Parentes do Samba”.

Simplicidade, humildade e respeito com os profissionais envolvidos (técnico de som, luz, músicos, holding, público e demais pessoas) isso conta muito para o sucesso dos trabalhos no palco.

5 – O que esperar do Grupo Parentes do Samba na Festa de João Neiva?

Um show com repertório de músicas variadas do samba, do pagode e do Axé. O Parentes do Samba, com seus excelentes músicos, tem como objetivo animar o público, tocando músicas onde as pessoas vão poder assistir, dançar e relembrar bons momentos do passado, e não deixando de apresentar sucessos atuais. Essa festa vai ser show com os Parentes!


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais que acontecem em

A quem serve a educação brasileira?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Caríssimo (a) leitor (a), nos últimos tempos,  tenho pensado muito e

Shopping Basket