Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Empreendedorismo
Uma ação empreendedora do “Instituto Sociocultural Fórum” acontece, hoje, às 18h30, na Assembleia de Deus Church, em Morada de Santa Fé, município de Cariacica.
O café dos empreendedoras, com o tema “Traçando metas que façam realmente a diferença em 2024”, conta com parcerias da Prefeitura de Cariacica, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cariacica (Asconca).
O presidente do Instituto, Douglas Lopes Gomes, 50, comenta a proposta do evento. “Este café foi idealizado por um empreendedor, dando a ideia, por carência de um espaço. É um ambiente de informação, interação, conexões e network, proporcionando conhecimento, motivação e relevância aos participantes. Todos que são empreendedores ou àqueles que desejam ser, podem participar sem custo nenhum”, disse.
Representando uma das parcerias, o subsecretário Márcio Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDEI), da Prefeitura de Cariacica, destaca a relevância entre Primeiro e Terceiro setores se unirem com políticas públicas que trazem efetividade ao setor econômico do município.
“A importância dessa parceria entre a Prefeitura e o Terceiro Setor é uma oportunidade que nós temos de mostrar aos empreendedores o que a Prefeitura pode oferecer. Nós temos aqui todo o suporte na abertura do MEI, na abertura de empresas”, destacou.
O subsecretário enfatizou os serviços e ações positivas que a Semdei promove nesses eventos, que envolve o corporativismo empreendedor no Terceiro Setor e, também, destacou o ambiente propício que há na secretaria para receber empreendedores e futuros empreendedores.
“Nós temos, aqui, na Semdei, a sala do empreendedor, onde o empreendedor tem todo o suporte na abertura, na manutenção, na resolução de problemas relativos ao MEI… Parcerias com o Sebrae, que oferecem consultorias pra que a pessoa possa tocar seu empreendimento. E ainda temos a linha de crédito voltada para o empreendedor, com o objetivo de investir em seu negócio com a menor taxa de juros do mercado. Esses eventos do Terceiro Setor aproximam os serviços da Prefeitura às pessoas que precisam”, enfatizou.
Palestrantes
Outro importante parceiro nesse evento, que irá contribuir com uma palestra sobre Tributação, é o Bruno Ribeiro, presidente da Asconca. “A gente vai falar o que significa isso. Vamos trazer as principais diferenças: o que é tributação, o que é porte de empresa, tipos de sociedade. De forma simplificada, vamos trazer a compreensão o que seria esse tema Tributação. Também vamos falar sobre Reforma Tributária”, disse.
Para motivar os participantes empreendedores, o empresário, Maikon Chiqueto, 43, realizará uma palestra com abordagem em vocação empreendedora. “Atuo mais de 20 anos nos setores do varejo e indústria. Sou fundador e CEO da Machine Desenvolvimento, empresa com foco em viabilidade, projeto e construção de empreendimentos atuando principalmente em operações BTS (built to suit), com mais de 100 empreendimentos entregues”, disse o fundador e líder do VOE Vocação Empreendedora.
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) contribuirá com uma palestra que abordará assuntos de investimentos.
Empreendedores participantes
Entre participantes que estão sendo beneficiados pelas ações do Instituto Sociocultural Fórum, está a Caroline Felix, 29. A jovem é Designer de sobrancelhas e Micropigmentadora e relata a satisfação de participar do 2º café de empreendedores do Instituto. “Eu amei participar da primeira edição, porque além de conhecer pessoas e histórias de superação, também conheci a Aderes, no qual eu nunca havia ouvido falar. Achei muito bacana e inclusive estou tentando junto com eles um valor para investir na minha empresa. Espero aprender um pouco mais”, contou com entusiasmo.
Outro participante é o Anderson de Almeida Santos, um dos idealizadores desse projeto. “O café dos Empreendedores veio pra conhecermos os nossos empresários e àqueles que buscam empreender de alguma maneira buscando identificar suas necessidades, anseios e dificuldade, trazendo assim ferramentas que possam impulsiona-los pra seu propósito”, disse.
Anderson ainda completou. “Não podemos nos acomodar. Achar que nossa empresa e negócio já chegou ao seu limite. Temos sempre que traçar objetivos para crescimento e realizações de sonhos”, enfatizou.
Lideranças
Com propósito de expandir a mentalidade empreendedora dos participantes, o presidente do Instituto, Douglas Lopes, analisa o benefício desse evento. “Dentre os diversos desafios que existem para empreender, como carga tributária, inovação e outros, este espaço pode trazer valores dentro do que cada um já trabalha, ampliando conhecimento e proporcionando informações que, outrora não possuía. Auxiliando, assim a criar estratégias para que seu negócio possa ampliar, comentou.
Por fim, o subsecretário Márcio Freitas aponta o auxílio que a Prefeitura oferece nessa ocasião. “A nossa contribuição no evento é a presença de servidores da Prefeitura, que são capacitados para dar suporte a todos àqueles que tenham o interesse de empreender. E também a presença dos servidores que estarão oferecendo o serviço do Nosso Crédito”, pontuou.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.