PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Rockcongo: Orgulho nacional nos anos 90/2000

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Roberto Teixeira / Jornalista e editor do Capixabas no Rock Há duas semanas perdemos aquele que foi

A voz da liberdade brasileira é americana

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por José Salucci / Jornalista. Elon Mausk, dono da rede social X (antigo Twiter), trouxe um cânone

Empreendedorismo de alto impacto

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES O empreendedorismo de alto impacto é uma

Dilemas de uma comunicação pós-moderna

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por Magda Simone / professora de Língua Portuguesa. “A tecnologia não é boa nem má; depende

“Mauro era meu porta-voz em Valparaíso”, disse o ex-vereador Aloisio Santana

“Juntos faremos a diferença, inovando e crescendo”, disse Mauro Pé de Galinha, candidato à presidência da Associação de Valparaíso. / Foto: Merkato.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Terceiro Setor – Eleição Comunitária

O atual presidente da Associação de Valparaíso, Rogerinho, Chapa 1, em entrevista publicada, aqui, no Merkato dia 16/02, fez o seguinte comentário: “…Porque mora aqui há 40 anos, né! Não pregou um prego no trono”, disse o líder comunitário.

Por meio do direito de resposta, o candidato da Chapa 2, Mauro Cezar Luiz Carneiro, 56, mais conhecido como Mauro Pé de Galinha, rebateu as críticas que recebeu de seu adversário e contou para a reportagem as propostas que a Chapa 2 pleiteia à liderança comunitária. A eleição acontece no dia três (03) de março.

Exercendo o direito de resposta, de acordo com Mauro, em 1996 ele conheceu Aloisio Santana, que veio candidato a vereador. Aloisio pediu apoio ao comerciante do bairro para trabalhar em sua campanha eleitoral, conforme conta Mauro.

“A partir desse momento começa minha participação, nossa luta em Valparaíso. Aloisio foi eleito, e no ano de 1997, assumiu a cadeira de vereador. Eu ajudei a construir a Alameda dos Bouganviles; a creche, que hoje é o CMEI Nilda Vanette; colaborei com ideias para realização de obras em Valparaíso, fiz articulação política e já fui, por uma vez, vice-presidente da comunidade”, rebateu.

O ex-vereador Aloisio Santana confirmou a versão de Mauro e destacou algumas ações do pretendente à vaga à presidência da Associação.

“Foi o Mauro que pleiteou a Alamedas dos Bouganviles, ali, era um grande lixão. Foi a primeira coisa que Mauro reivindicou, junto com um grupo de moradores, foi a primeira coisa que eles me pediram. Mauro foi o grande ícone disso aí”, testificou.

Aloisio Santana, que atualmente exerce o trabalho de assessoria parlamentar, continuo a narrar os fatos que envolvem o trabalho e engajamento de Mauro nas ações políticas da comunidade de Valparaíso.

“Pra falar de Mauro é muito fácil, ele participou de toda a minha vida pública, ele era meus olhos em Valparaíso. Teve a construção da creche, entre 2007 pra 2008, feita em nosso mandato; a Biblioteca de Valparaíso. Também teve o primeiro Banco 24h instalado, ali, no antigo Estoque, que hoje é o BH, também foi reivindicação dele. Sem contar que a Pracinha de Valparaíso foi toda reformada na ocasião e aquela entrada do Supermercado Extrabom era fechada, eles reivindicaram pra fazer aquela abertura onde liga até a BR 101. Isso foi alguns eventos que nós fizemos em comum acordo com a comunidade, capitaneado por Mauro Pé de Galinha”, contou o ex-vereador, que exerceu mandatos de 1997 a 2012.

O ex-vereador continuou a narrar os fatos históricos de trabalho de Mauro. “Ele era meu porta voz em Valparaíso. Todas essas ruas que eram de bloquete, conseguimos asfaltar todas elas. Mauro tem um trabalho paralelo muito acentuado nessas benfeitorias, por sinal, foi ele quem escolheu o nome da Biblioteca à época. Me sugeriu, e levei a proposta para os vereadores, foi aprovado”, disse o ex-presidente da Câmara Municipal de Serra (2007 e 2008).

Eleição

A eleição para presidente da Associação de Valparaíso acontece no primeiro domingo de março (03), na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia Loyola (conhecida como Biblioteca de Valparaíso). Os eleitores terão das 8h às 16h, a oportunidade de eleger o próximo representante do bairro, que terá mandato até 2026.

Na ocasião, é necessário que os eleitores apresentem identidade e comprovante de residência para execução do voto.

Proposta

A Chapa 2, liderada por Mauro Pé de Galinha, vem com ousadia para esta eleição. Na ocasião, cinco bandeiras entram em destaque: Transparência, Cultura, Educação, Segurança e Sustentabilidade.

“Eu proponho informatizar a transparência em Valparaíso. Uma integração com a comunidade e fazer uma prestação de contas”, prometeu Mauro Pé de Galinha.

Para a bandeira da Cultura e Educação, o candidato disse: “Hoje a cultura em nosso bairro está quase zerada. Nós temos que promover mais eventos e atividades culturais, esportivas e de lazer para a comunidade, que sejam realizadas na Biblioteca e na Pracinha de Valparaíso”, pontuou.

Para a Segurança, o comerciante destacou que haja um cerco eletrônico no bairro para inibir ações de violência, roubo de celulares, carros, entre outros. Estendendo a proposta, a Chapa 2 fala em posicionar a Guarda Municipal em pontos estratégicos do bairro, em dias alternados, para os moradores se sentirem seguros, e, consequentemente, coibir ações de infratores.

Por fim, a bandeira da Sustentabilidade, uma força em cadeia mundial, a Chapa 2 quer atualizar a comunidade de Valparaíso com informações sobre o assunto, promover palestras na Biblioteca por meio de profissionais da área e conscientizar à população do bairro a executar de forma correta a coleta do lixo. “Agir no presente com o objetivo no futuro, preservar o verde, coleta seletiva e o destino final do nosso lixo”, disse o candidato Mauro Pé de Galinha.

Chapa 2

O vice-presidente da Chapa 2, Rodrigo, 40, agente penitenciário, morador de Valparaíso há 7 anos, comenta porque se aliou ao trabalho de Mauro Pé de Galinha.

“Eu vejo na pessoa do Mauro competência pra esse cargo de líder comunitário, uma pessoa que tem requisitos positivos, tem experiência na Prefeitura, passa como uma pessoa íntegra, é assistido pelos moradores que apreciam seu comércio. É uma pessoa que já tem bastante tempo dentro do bairro como morador, conhece bem as demandas e acredito que é uma pessoa que veio pra somar”, opinou.

Outra contribuição democrática da Chapa 2, é o bloco feminino. A Chapa é composta por 12 pessoas, sendo seis mulheres, entre elas, está a força de Márcia Tavares de Souza,55.

“Eu apoio o Mauro como candidato, porque a gente pensa no lado social. A gente pode promover, na Biblioteca, cursos de qualificação para os jovens para entrarem no mercado de trabalho. A gente pode promover o lazer dos idosos, que estão dentro de casa sofrendo de depressão. Existem várias coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Valparaíso, essa é nossa intenção, é buscar o lado social”, disse a contadora, que mora cerca de 38 anos na comunidade.

Mais uma apoiadora de Mauro, é a ex-líder comunitária de Valparaíso, Cátia Lima, 65, aposentada. “Ele é um morador antigo, comerciante bem sucedido, funcionário municipal, tem muito carinho pela comunidade e pelo caráter, pela família que construiu, ele tem condições de acrescentar muito à comunidade”, expressou.

Polêmica

Segundo o atual presidente da comunidade, Rogerinho, disse à reportagem do Merkato que fez o convite para Mauro ser o seu vice, porém Mauro explica, de fato, como foi feito o convite. “Eu estava, aqui, no bar, em fevereiro. Veio me procurar o presidente da comunidade de Morada de Laranjeiras, Altair Candeias. Ele me disse: “Você tá na Chapa 2 e Rogerinho na Chapa 1… O Rogerinho me pediu pra vir, aqui, falar com você se você gostaria de ser o vice dele na Chapa 1”. Mauro respondeu para Altair: “Altair, a mesma pergunta que você fez pra mim, faz pro Rogerinho, se ele gostaria de ser meu vice na Chapa 2, porque o trabalho seria o mesmo pra comunidade”, explicou.

Adversários na urna

Em relação ao trabalho do atual presidente da Associação de Valparaíso, a reportagem, do dia 16/02, destacou o efetivo relacionamento que Rogerinho exerce com a Prefeitura de Serra, poder de articulação política e conclusão de obras para o bairro. A reportagem indagou para Mauro essas questões de força política que seu oponente possui, o candidato da Chapa 2 relatou sua visão nesse enfrentamento democrático e concluiu como deseja trazer o novo para Valparaíso.

“Em relação a obras, sempre temos obras para fazer. Sobre o presidente da comunidade, claro, Rogério avançou muito, trouxe coisas boas à comunidade. Mas, não para por aí. Outras pessoas tem novas ideias. Se a Chapa 2 for vencedora, vamos reunir com o prefeito, vamos mostrar nosso trabalho e passar todas as nossas propostas. Nosso trabalho vai ser de união”, disse com firmeza.

Continuou a conclusão. “Eu tenho andado em Serra inteira, tenho visto muitas obras, e nós queremos continuar com esses trabalhos. Com nosso bairro limpo; com nossas faixas de pedestres pintadas; temos o nosso Parque da Cidade, que atraia muitos turistas, principalmente, nas épocas festivas, então vamos buscar mais melhorias, é isso que a Chapa 2 irá fazer”, concluiu.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Rockcongo: Orgulho nacional nos anos 90/2000

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Roberto Teixeira / Jornalista e editor do Capixabas no Rock Há duas semanas perdemos

A voz da liberdade brasileira é americana

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por José Salucci / Jornalista. Elon Mausk, dono da rede social X (antigo Twiter),

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Rockcongo: Orgulho nacional nos anos 90/2000

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Roberto Teixeira / Jornalista e editor do Capixabas no Rock Há duas semanas perdemos aquele que foi

A voz da liberdade brasileira é americana

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por José Salucci / Jornalista. Elon Mausk, dono da rede social X (antigo Twiter), trouxe um cânone

Empreendedorismo de alto impacto

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES O empreendedorismo de alto impacto é uma

Dilemas de uma comunicação pós-moderna

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por Magda Simone / professora de Língua Portuguesa. “A tecnologia não é boa nem má; depende

Shopping Basket