28.51°C Brasília

21 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos Quem você mais

Eros e Ágape

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e poeta. Eu sou um semideus, metade poeta, a outra, humanidade. Você se apaixona pelo meu espectro divino,

Políticas públicas de interesse comum da sociedade

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por: Prof. Samuel J. Messias – Especialista em Políticas Públicas As políticas públicas são diretrizes e ações

‘Moqueca de Palhaço – V Festival de Palhaçaria Capixaba’

O Centro de Vitória será o local em que se irá misturar vários ingredientes de arte, cultura, diversão e crítica social. (Imagem: Thompson Griffo).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Cultura / Arte Circense

“Moqueca de Palhaço” foi o nome escolhido para marcar o V festival que começa no dia 28 de abril em Vitória reunindo mais de 10 grupos de rua, dos palcos e do circo. O Centro de Vitória vai ser a “panela de barro” para misturar vários ingredientes de arte, cultura, diversão e crítica social. A programação  começa  no domingo  (28 de abril) e vai até o outro domingo (05 de maio), contando com oficinas, rodas de conversa, espetáculos, cortejo de rua e festa.

Segundo Amora Gasparini, uma das organizadoras, a Moqueca de Palhaço busca contribuir tanto para a formação de público, atraindo a população para assistir espetáculos e se aproximar da linguagem da palhaçaria, como para a formação dos próprios palhaços, sejam eles iniciantes ou experientes, já que não basta colocar um nariz vermelho, a construção do palhaço de cada um é um processo longo e complexo.

O festival tem iniciativa do Lacarta Circo Teatro com patrocínio da Lei Rubem Braga através dos  editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, articulam o evento em parceria com espaços culturais e comerciantes locais, além da participação de vários grupos, artistas, palhaças e palhaços, desde aqueles que trabalham no teatro de rua até os que participam de circos de  lona.

Entre os objetivos do festival está propiciar esse encontro entre vários artistas que habitam o território capixaba para fortalecer o intercâmbio cultural e também as reivindicações da categoria.

Apresentação do Moqueca de Palhaço no festival de 2023, no Centro de Vitória. (Foto: Thompson Griffo).

A abertura no domingo será com uma mostra de filmes temáticos produzido em território capixaba, performance e roda de conversa com o Mestre Renato Santos, do Quintal Bantu e um show musical com a banda de rock, Big River. As oficinas que acontecem nos dias seguintes terão como temas: Comicidade Preta – O Riso como Fabulação Insurgente; E o Palhaço o que É?; A Palhaçaria no Ambiente Hospitalar; e Comicidade Física – Quedas e Cascatas. Além das oficinas, ao decorrer da semana também terá rodas de conversa temáticas e espetáculos em espaços parceiros e ocupando os espaços públicos.

 Além disso, acontecem também dentro da programação o Cabaret Gala7, um cabaré de gala para todas as idades. O próprio uso da palavra cabaré, que por vezes é entendida de forma pejorativa, é vista como um nome a ser desmistificado, já que em essência significa um variété, espetáculo com diversos números curtos. Os espetáculos ‘Cabeça de Nego, ‘WWW para Freedom e ‘Canta, Canta Minha Gente’,  dos mestres convidados João Carlos Artigos – RJ, Ésio Magalhães – SP e Rodrigo Robleño – MG respectivamente. No domingo (05) já acontece a Festa ‘LAR – Latino América Resiste!’, que contará com músicos do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela.

Amora considera que o momento político da cidade de Vitória torna ainda mais relevante a ação dos palhaços, vistos para além do entretenimento como personagens de transgressão, já que historicamente e em sua essência trazem o espírito da crítica social, usando elementos como ironia, fantasia e  sátira. “O palhaço é a voz do povo dentro da política e das discussões sociais.  É diferente quando se chama a atenção das pessoas de forma mais leve, tirando sarro, falando do que está acontecendo na nossa sociedade. Há uma distância muito curta entre palhaço e público, conseguem falar sobre coisas  muito íntimas, profundas, que as pessoas não conseguiriam conversar com  ninguém”, considera.

(Foto: Thompson Griffo).

Carlitos Cachoeira, que integra o Lacarta, considera que é importante formar uma rede de palhaços e artistas circenses para que se possa desde discutir a dramaturgia e a participação feminina até pensar as questões de trabalho. Palhaço, artista circense e músico, destaca a importância da retomada, reestruturação e ocupação dos espaços públicos tendo em vista a falta de equipamentos do Estado para ocupação artístico cultural. “O setor artístico cultural foi o mais afetado durante esses anos em que teatros consagrados se encontram fechados, precarizados ou subutilizados, no entanto, agradecemos a possibilidade de realizar esse evento tanto no espaço público, quanto em espaços parceiros independentes, importante reiterar que, graças a luta da classe artística, foram conquistados grandes avanços em se tratando de políticas públicas culturais para reparar esse setor tão afetado”, afirma.

É justamente retomar as ruas e incentivar os artistas a ocupá-las um dos sentidos de existência do Lacarta e da Moqueca de Palhaço. “É possível trabalhar na rua e viver de chapéu, é digno. Mas as políticas públicas também são importantes para fomentar as atividades culturais que vão muito além de editais”, diz o palhaço.

Compareça no mais importante festival de palhaçaria do Espírito Santo! (Foto: Thompson Griffo)

 

AGENDA CULTURAL

Festival “Moqueca de Palhaço”

Quando: 28 de abril a 05 de maio de 2024

Onde: Vários locais no Centro de Vitória/ES

Programação

Domingo (28-04)

17h: Abertura – Cine Clown: Filmes Capixabas – Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

18h: Performance e Roda de Conversa – A Cultura Bantu no ES com Renato Santos – Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

19h: Show – Banda Big River – Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

Segunda-feira (29-04)

10h: Oficina – Comicidade Preta com João Carlos Artigos – RJ (gratuito)

Terça-feira (30/04)

10h: Oficina: E o Palhaço o que é? Com Ésio Magalhães – SP  (gratuito)

20h: Espetáculo: Cabeça de Nego – RJ (gratuito)

Quarta-feira (01/05)

16h: Cortejo Capixaba – Cúria Metropolitana de Vitória (gratuito)

20h: Roda de Conversa – FACA & Muda – Outras Economias (gratuito)

Quinta-feira (02/05)

10h: Oficina: Comicidade Física – Quedas e Cascatas com Carlitos Cachoeira (gratuito)

20h: Espetáculo: WWW Para Freedom – SP (gratuito)

Sexta-feira (03/05)

18h: Roda de Conversa: A Palhaçaria no Brasil e no Mundo (gratuito)

20h: Espetáculo – Cabaré Gala 7 (gratuito)

Sábado (04/05)

19h: Espetáculo – Canta, Canta Minha Gente – MG (gratuito)

21h: Espetáculo – Os Dias de Chabeli – ES (gratuito)

Domingo (05/05)

16h: Festa de Encerramento: L.A.R. – Latino América Resiste! (gratuito)

Locais:

– Abertura: Casa de Bamba Rua Gama Rosa, 143, Centro, Vitória.

– Cortejo Capixaba: Cúria Metropolitana de Vitória, S/N, Centro, Vitória.

– Oficinas: Má Companhia – Rua Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória.

– Rodas de Conversa: Lacarta Circo Teatro – Rua Uruguay, 147, Centro, Vitória.

– Canta, Canta Minha Gente: Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, S/N, Centro, Vitória.

– Cabeça de Nego – RJ: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Rua São Gonçalo, S/N, Centro, Vitória.

– Gala 7: Rua Sete de Setembro, S/N, Centro, Vitória.

– WWW Para Freedom – SP: Sesc Glória, Av Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória.

– LAR Latino América Resiste!: TAC Rua Gama Rosa, 143, Centro, Vitória.

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Onde estão seus grandes amigos?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Faça uma lista de grandes amigos Quem você mais

Eros e Ágape

Coluna Letrados Por: José Salucci – Jornalista e poeta. Eu sou um semideus, metade poeta, a outra, humanidade. Você se apaixona pelo meu espectro divino,

Políticas públicas de interesse comum da sociedade

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Polítikus Por: Prof. Samuel J. Messias – Especialista em Políticas Públicas As políticas públicas são diretrizes e ações

Shopping Basket