Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Cultura / Artes
Por José Salucci – Jornalista.
Contação de histórias, trupe circense, experimentação de instrumentos, bolhas de sabão gigantes, concurso de fantasia, recreação e muita música. É assim a recheada programação da 3ª edição do Musin – Festival Música na Infância -, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 14 horas, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória. A entrada é grauita.
Dentre as atrações musicais, o primeiro dia abre com a apresentação de Amaro Freitas, e fecha a programação com a desejada dupla Tiquequê. No sábado, teremos o hit maker infantil, de todas as idades, Hélio Ziskind; a cantora mirim Maricotta, de Minas Gerais; a banda capixaba Rock de Brinquedo; e a Malê Kids, banda criada exclusivamente para o festival, que volta para encantar os pequenos durante a programação. O Musin ainda apresentará contação de história com a escritora Lilian Menenguci e a dupla Pés na Lua.
Um festival de música infantil desempenha um papel vital no desenvolvimento das crianças, com um espaço de exploração e possibilidade de enriquecimento do repertório musical dos pequenos. “Isso não só amplia seus horizontes culturais, mas também ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória e concentração. Além disso, a música tem o poder de afetar positivamente o bem-estar emocional das crianças, permitindo-lhes expressar sentimentos e emoções de maneira saudável e construtiva”, diz Daniel Morelo, diretor da MM Projetos Culturais.
O Musin teve sua 1ª edição em 2022, e já faz parte do calendário da cultura infantil, onde encanta as crianças e famílias capixabas. Com patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e patrocínio bronze da Prefeitura Municipal de Vitória, o festival é uma realização da MM Projetos Culturais, Saurá Projetos Culturais, Instituto Parceiros do bem e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.
Democratização de acesso
A sexta-feira, dia 17, será especial para as crianças das escolas do município, em especial da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e será um momento único na vida dos pequeninos. A oportunidade de participação amplia a democratização de acesso às artes e garante que todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham oportunidades de desenvolvimento cultural e artístico.
Amaro Freitas
A programação da sexta-feira começará com um concerto do renomado pianista pernambucano Amaro Freitas. O concerto é uma novidade recém apresentada pelo artista ao público de sua terra natal. A apresentação convida as crianças a conhecerem o potencial máximo do piano enquanto experiência sonora.
Com seu quarto álbum Y’Y recém lançado e com ótima aclamação internacional, Amaro reflete sobre a apresentação.
Pés na Lua
A dupla capixaba Pés Na Lua, formada por Joelma Neves e Igor Guimarães vem com uma Contação de História carregada de ludicidade e encantamento, aliada às técnicas dos jogos teatrais, à magia da música e dos sons, ao poder dos fantoches, dos jogos musicais de movimentos e da dança circular.
“É a nossa primeira apresentação em um festival e ainda mais no Musin, um excelente e grandioso festival, voltado para a infância. Estamos super animados e ansiosos para nos apresentar para o público. Será o maior público para qual nos apresentaremos. E também, um Festival como esse proporciona o fortalecimento dos laços entre as famílias e amigos, a criatividade e a imaginação e incentiva a produção cultural voltada para a infância, o que é altamente significativo e importante para nossa sociedade que tem se voltado para o mundo virtual e as telas”, disse Igor, que também é músico e musicoterapeuta.
Sua parceira de trabalho, Joelma Neves, 52, capixaba, moradora de Vila Velha, que já está com 20 anos de experiência na área da arte, comentou. “Este evento me proporciona me reinventar como artista, porque vou estar diante do público que gosto, o universo da imaginação e criatividade das crianças. Esse momento me faz ter um reencontro com o meu eu criança”, disse Instrutora de Teatro para Pessoas Com Deficiência, Contadora de História e Atriz, que também atua na APAE da Serra e Vitória Down.
Tiquequê
Quem encerra a programação da sexta é a dupla Tiquequê, com uma apresentação repleta de músicas novas e o mesmo entusiasmo que cativou crianças em toda sua carreira. Composta por Diana Tatit e Wem, o duo celebrou recentemente duas décadas de trajetória, consolidando-se como uma referência na cena musical infantil.
O show segue o princípio da abordagem única da dupla em valorizar a inteligência das crianças. O show “Bailamos”, o 7º espetáculo da trajetória de Tiquequê, representa uma fusão excepcional entre a música e a linguagem cênica. Cada canção do espetáculo aborda pequenas alegrias e eventos do universo infantil, em letras perspicazes e melodias contagiantes.
A dupla, conhecida por sua criatividade em mesclar diversos estilos artísticos, incorpora movimentos coreografados, percussão corporal e influências de danças brasileiras de maneira inovadora.
Rock de Brinquedo
A programação de sábado começa com o show da banda Rock de Brinquedo, que oferece uma experiência vibrante para o público infantil. Com um repertório que revive clássicos infantis dos anos 80 e 90, a banda, formada por Pink, Smurf, Cartola e Pitt, promete fazer todas as crianças dançarem e se divertirem muito.
Maricotta
Em seguida, temos a apresentação da artista mirim mineira Maricotta, que desde muito cedo mostrou aptidão para as artes cênicas e musicais. Em 2019, a cantora foi convidada a participar de um show e gravar uma composição inédita da artista Kell Smith, “A Cor Mais Bonita”. Em 2022, concorreu a uma indicação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Infantil” com o álbum homônimo, sendo uma das faixas, parte da trilha sonora da novela infantil do SBT “Poliana Moça“.
Hélio Ziskind
Encerrando a programação do Festival teremos pela primeira vez no estado, a apresentação de Hélio Ziskind e suas canções dedicadas ao público infantil, que passaram por programas da TV Cultura e virtualmente, ao longo dos anos, atravessando gerações. Um show com histórias cantadas, e canções pra cantar com a plateia. Hélio e banda mostram, ao vivo, as canções ilustradas criadas para o seu canal no youtube: Zis é o Canal, e, para arrematar, alguns sucessos do Cocoricó que, dentro do canal, ultrapassaram milhões de views.
Hélio comenta: “Esse show vai ser muito especial pra mim, porque é minha primeira apresentação para a criançada de Vitória e vai ser gratuito, então eu espero que todos apareçam!”
Lilian Menenguci
A escritora capixaba Lilian Menenguci traz a contação de histórias “A criança mágica”, acompanhada do músico Anderson Paiva (Xuxinha).
Concurso de Fantasias
Uma novidade desse ano é o concurso de fantasias, no sábado, com tema livre. A fantasia infantil mais aclamada ganhará um kit especial do festival, e a inscrição será feita no local.
Malê Kids
A Malê Kids, banda criada pelo festival, volta para encantar os pequenos, no sábado, com um repertório instrumental repleto de magia, indo das músicas clássicas infantis a cartoons e trilhas de animes.
Palhaço Excêntrico Musical
Durante toda a programação, também nos intervalos dos shows, o ator Carlitos Cachoeira traz o Palhaço Excêntrico Musical, e vai animar a criançada com a sua divertida performance musical. Com 7 instrumentos acoplados ao corpo, Carlitos toca um repertório autoral inspirado na música cigana do Leste Europeu mesclada a músicas populares do Brasil.
Doação de ração
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, o festival terá um espaço para doações de ração para gatos e cachorros. A cada 3 quilos doados o participante receberá um brinde exclusivo e limitado do festival. As doações serão entregues para a Secretaria de Meio Ambiente que irá distribuir para as ONGs cuidadoras de animais domésticos abandonados.
Durante o festival a atuação educativa do Museu Vale em seu momento extramuros proporcionará ao público uma experiência sensorial mesclando a sensibilidade artística com o olhar atento ao meio ambiente e à música, com duas oficinas na tenda Vale que envolvam a criatividade e a formação da subjetividade na infância, usando técnicas e materiais sustentáveis, explorando a musicalidade do festival.
Programação:
Dia 17 – Sexta-feira
14h00 – Abertura
15h00 – Amaro Freitas para crianças
16h30 – Pés na Lua
18h30 – Tiquequê
Nos intervalos: Espaço Museu Vale, Recreação, Trupe Circense, Fantástico Mundo das Bolhas de Sabão, Área de Experimentação Musical e O Palhaço Excêntrico Musical
Dia 18 – Sábado
14h00 – Abertura dos portões
15h00 – Rock de Brinquedo
16h – Lillian Menenguci – contação de histórias
16h30 – Maricotta
17h30 – Concurso de Fantasia
18h30 – Hélio Ziskind
Nos intervalos: Espaço Museu Vale, Recreação, Malê Kids, Trupe Circense, Fantástico Mundo das Bolhas de Sabão, Área de Experimentação Musical e O Palhaço Excêntrico Musical
Serviço
Evento: 3º. Musin – Festival Música na Infância.
Data: 17 e 18 de maio de 2020.
Horário: a partir das 14h.
Local: Parque Pedra da Cebola – Vitória.
Informações: [email protected]
Contato: 27 33761674 / 27 999301103 (whatsapp).
Rede social: https://www.instagram.com/musinfestival
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39