26.48°C Brasília

3 de abril de 2025

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Série: Vamos falar de leitura?

Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Nem bem terminei a leitura do livro “A menina da

O gosto da democracia no Brasil é amargo!

(Imagem: Gazeta do Povo)

Colabore com essa informação! Pix47.964.551/0001-39.


Coluna Polítikus
Por: José Salucci – Diretor do jornal Merkato

A manifestação em defesa da anistia aos presos políticos, relacionado ao caótico 8 de Janeiro de 2023, postulou mais um capítulo do espectro político da direita. Entre os manifestantes estavam famílias, crianças e cidadãos de diversas regiões do país, que se mobilizaram pacificamente durante o ato.

Segundo informou o G1 (RJ), a manifestação de ontem (16), em Copacabana, Rio de Janeiro, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação teve 18,3 mil pessoas no seu auge. Em um post nas redes sociais, a Polícia Militar disse que o ato reuniu 400 mil pessoas. Segundo levantamento do Datafolha, 30 mil pessoas estiveram na manifestação. Gente, eu sempre odiei matemática e estatística por isso! Aí dão uma pitada de tempero político, já viu, né? Daqui a pouco vão dizer que 10 mil pessoas, no ato de ontem, foi a Inteligência Artificial (IA) que produziu.

Por aqui, na pacata cidade de Vitória, longe de manifestações similares ou simultâneas, o  vereador Dárcio Bracarense (PL) protocolou, nesta segunda-feira (17), uma Moção de Aplausos ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, em reconhecimento à sua liderança na manifestação ocorrida no domingo, em Copacabana (RJ). Representando a Câmara de Serra, o vereador Pastor Dinho (PL) esteve presente nas ruas cariocas para prestar apoio à Bolsonaro.

Reforçando a importância do respeito às garantias constitucionais e ao direito de expressão, a manifestação ocorreu de forma pacífica, sem registros de violência ou crimes. O ato cívico foi considerado um marco de cidadania e compromisso com os valores da liberdade e da democracia, exceto para uma parte da imprensa, especialmente em um momento de grande relevância para o Estado Democrático de Direito no Brasil.

É válido lembrar que, idosos estiveram apenas no gramado da Praça dos Três Poderes, a cabeleireira, mãe de dois filhos, que escreveu com batom a frase “Perdeu, mané!” na estátua, e por isso está presa há dois anos. Ela passou mais de 400 dias na prisão sem denúncia — quase 12 vezes mais que o prazo estabelecido em lei.

Muitos indivíduos atentaram ataques contra a democracia, fato. O que não se pode é permitir que manifestantes, ainda que com o afã de protestar a volta do ex-morador de condomínio penitenciário, onde muitos manifestaram sem armas em punho, fiquem presos pelo autoritarismo de Alexandre de Moraes, onde recebem penas severas, como se fossem os calhordas pegos na Lava Jato, julgados pelo próprio STF. O gosto da democracia no Brasil é amargo!

…É por esses brasileiros que o pedido de anistia ecoa, mas a Grande Imprensa insiste em colocar todo mundo no mesmo balaio e fechar a parceria de ditadura com o Supremo Tribunal Federal. A imprensa julga na escrita, o STF julga por paixão furtiva. O gosto da democracia no Brasil é amargo!

Na terra de Vitória, longe da direita ainda receber derrota, porque há muito para se jogar, Dárcio Bracarense mostrou a cara do Partido Liberal.  “Diante da grandiosidade deste evento e da expressiva liderança de Jair Messias Bolsonaro, esta Casa Legislativa reconhece sua atuação e dedica esta Moção de Aplausos como forma de reconhecimento por sua dedicação ao povo brasileiro”, declarou o vereador Dárcio Bracarense.

A homenagem destaca o ex-presidente como um símbolo de representatividade para milhões de brasileiros, ressaltando sua relevância no cenário político nacional. A Moção de Aplausos agora segue para apreciação na Câmara Municipal.

Enquanto isso, só posso escrever um simples artigo de opinião: “O gosto da democracia no Brasil é amargo!”

“O texto é de livre pensamento do colunista*


Colabore com essa informação! Pix47.964.551/0001-39.

José Salucci – *Reside em Serra *Jornalista *Diretor do Merkato. / Foto: Thais Gobbo.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Série: Vamos falar de leitura?

Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Nem bem terminei a leitura do livro “A menina da

Shopping Basket