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Os quatro pilares da educação

Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

Vamos dialogar e fazer uma apreciação dos quatro pilares da educação e a importância de ser trabalhado, aliado aos conteúdos disciplinares, criando desta, um elo entre a formação de hábitos sociais, de cidadania e a sala de aula.

Foram elaborados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) os pilares da educação em 1999, por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Publicado no relatório: “Educação: um tesouro a descobrir”, eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente.

Os quatro pilares são trabalhados na educação em prol do aprendizado completo dos alunos envolvendo o letramento e alfabetização, onde os mesmos recebem uma formação completa para o mercado de trabalho e para vida em sociedade. Sua base é composta pelas seguintes sentenças: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Dessa forma, o aprendizado é completo, englobando o aprendizado citado no currículo e também práticas de respeito, ética, moral e capacidade de pensar nos acontecimentos ao seu redor. Esses conteúdos, baseados nos quatro pilares da educação, quando aprendidos, constroem pessoas capacitadas para tomar qualquer decisão em sua vida social e profissional.

Problematização

Apresentamos agora a problematização dos quatro pilares da educação, como: O trabalho com os quatro pilares da educação é importante no processo de aprendizagem dos alunos? Os alunos aprendem melhor os conteúdos através do uso dos quatro pilares da educação? Os professores devem trabalhar os quatros pilares da educação no processo de aprendizagem dos alunos?

Se faz necessário pensar como seria importante relatar o poder dos quatro pilares da educação, pois os quatro pilares relatam corretamente como deve ocorrer o aprendizado dos alunos, para serem pessoas pensantes, críticas e capazes de tomar suas próprias decisões. Assim relata as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio (1998).

“Educar sob inspiração da ética não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade, a fim de que orientem suas condutas por valores que respondam às exigências do seu tempo”. (BRASIL, 1998, p.25).

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números, até mesmo ética, respeito, ser criativo, tudo é importante na vida das pessoas para que possam ter um bom relacionamento em sociedade no geral.

Nesse raciocínio, o que rege o ensinamento são os quatro pilares da educação, tendo como primeiro ponto o aprender a conhecer, estando relacionado ao ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Assim, os alunos poderão adquirir conhecimentos além dos ensinamentos relatados no currículo.

O segundo pilar importante no aprendizado dos alunos é aprender a fazer. Essa proposição permite o conhecimento teórico, onde os alunos colocarão em prática todo seu aprendizado, mobilizando suas habilidades cognitivas, possibilitando o poder de fazer escolhas, pensar, solucionar problemas; ter sua identidade para resolver as situações que surgirem em sua vida.

O terceiro pilar é aprender a conviver; sabendo viver em sociedade e poder ajudar o próximo, para que assim, com essa vivência, podemos diminuir a violência existente em nosso meio. As escolas devem incentivar os alunos a ter uma vida amável com todos, respeitando o próximo e sendo respeitado.

O quarto e último pilar é aprender a ser. Aqui é o desenvolvimento do aluno por completo, todos precisam saber pensar de forma crítica e com sua identidade, tendo noção do que é valor e ética. É importante que os alunos sejam inteligentes; criativos; sensíveis; responsáveis e tendo um pensamento crítico.

Formação do cidadão

Os quatro pilares podem promover grandes consequências positivas na educação, no ensino aprendizagem voltado para a absorção do conhecimento, tendo como objeto a preocupação de quem ensina. Ensinando a pensar, a comunicar-se, a pesquisar, a ter raciocínio lógico, a fazer sínteses e elaborações teóricas; enfim, ser socialmente competente.

Dessa forma, pessoas que trabalham os quatro pilares na educação, em prol da formação do cidadão, tende a formar pessoas críticas e capazes de tomar suas próprias decisões. Delors (1998) vem destacar como é o trabalho com os quatro pilares na educação.

“Um dos pressupostos básicos da educação deve ser a preparação da pessoa como um todo, o que inclui espírito e corpo em toda sua extensão. A essência de aprender se preconiza a preparação do ser humano como um todo, para que tenha capacidade e autonomia de elaborar pensamentos críticos que permitam formular juízo de valor e tomar as decisões mais adequadas nas diversas situações em que se depara ao longo da vida”. (DELORS, 1998, p. 85).

É necessário trabalhar com os quatro pilares na educação para que sejam construídos seres pensantes, respeitosos e capazes de viver em sociedade como um cidadão capacitado em meio a um aprendizado ímpar, diferenciado dos demais. Cada pilar trabalha um determinado item capaz de transformar o cidadão em pessoa de bem e capacitada para enfrentar qualquer problema em sua vida.

Os quatro pilares trazem para a educação a formação pessoal dos alunos e preparação para o mercado de trabalho sabendo se relacionar com as pessoas, tomando decisões no seu emprego e na vida em geral, tendo comportamento amigável com todos que estão em contato. A importância do trabalho com os quatro pilares na educação é a formação do aluno por inteiro. Explica Moacir Gadotti (2008) que é necessário:

“Educar para comunicar-se. Não comunicar para explorar, para tirar proveito do outro, mas para compreendê-lo melhor. Inteligente não é aquele que sabe resolver problemas (inteligência instrumental), mas aquele que tem um projeto de vida solidário. Porque a solidariedade não é hoje apenas um valor. É condição de sobrevivência de todos”. (GADOTTI 2008, p. 74-75).

O trabalho com os quatro pilares pode oferecer aos alunos um aprendizado sólido que não será capaz de esquecer jamais, o conhecimento humano acumulado ao longo do tempo é algo inatingível, aprendendo ao máximo, desenvolvendo as capacidades da melhor forma, assim o aprendizado nunca será esquecido.

Os professores que trabalham com os quatro pilares, em prol da formação dos alunos, trabalham com valores, além do aprendizado existente no currículo, tendo a capacidade de unir os quatro pilares com os conteúdos desse currículo. Os professores, no geral, devem trabalhar os quatro pilares em sala de aula para o desenvolvimento ético, racial e moral dos alunos.

Entendemos que o sucesso para a formação dos alunos na sua plenitude, conforme pensado com base nos quatro pilares da educação, perpassa por um sistema educacional que tenha um olhar diferenciado para com os professores, através de formações continuadas e periódicas, e fazer um acompanhamento pedagógico efetivo quanto a transversalidade das novas competências e habilidades adquiridas em sala de aulas para com os alunos.

 

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

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