28.51°C Brasília

27 de julho de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses dois valores você

Paneleira de Goiabeiras dará oficina em projeto que une cultura e natureza

Projeto "Cores da Mãe Terra" vai selecionar mulheres para participar de vivências em Vitória. À esquerda na foto, Rosinea Alvarenga, paneleira tradicional de Goiabeiras, e ao seu lado, Larissa Firme, organizadora das atividades. / Foto: Lucas Martins.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Cultura / Oficinas

Ciclo de oficinas fomenta arte com elementos naturais e saberes ancestrais. O projeto “Cores da Mãe Terra” realiza entre março e abril seu primeiro ciclo de oficinas voltadas para mulheres. A cada 15 dias serão oferecidas atividades que trarão como temas: produção de panela de barro, tingimento natural, extração de pigmentos naturais e colagem botânica. O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e recursos do Funcultura.

As oficinas são gratuitas e com material incluído, porém mediante seleção de participantes. As inscrições estão abertas online por meio de formulário disponível no Instagram @kaa.cuidados ou presencialmente no Centro Cultural e Artístico Babado Bar (mais informações abaixo). Cada candidata pode se inscrever para quantas oficinas desejar, sendo avisada posteriormente sobre o resultado da seleção de participantes.

O projeto inclui reserva de vagas para mulheres negras, indígenas, mães solo, mulheres com deficiência, mulheres trans e moradoras da região da Grande Goiabeiras, onde acontecem as oficinas.

“O Cores da Mãe Terra tem como base os saberes e ofícios ancestrais, que nos conectam com o meio ambiente, demonstrando a importância da preservação da natureza, desses conhecimentos e dos povos e territórios”, diz Larissa Firme, organizadora das atividades, realizadas pela Kaá Cuidados da Terra.

As atividades terão início no dia 9 de março com a oficina Mão no Barro, conduzida por Rosinea Alvarenga, paneleira tradicional de Goiabeiras, ofício que é o primeiro patrimônio imaterial reconhecido no Brasil. Ela vai falar sobre os saberes e o modo de fazer as panelas e proporcionar uma experiência prática de modelagem e preparo de utensílios a partir do barro.

No dia 23 de março, a instrutora será a designer de moda sustentável Jaqueline Padovan, com a oficina de Tingimento Natural, promovendo conhecimentos e práticas em torno das técnicas tradicionais de tingimento têxtil, explorando as possibilidades de criação artística.

Em 6 de abril, a artista Karen Pataxó vai ensinar sobre a extração de pigmentos naturais, que permite usar elementos da natureza para produzir tintas para serem aplicadas em papel, muros ou outras plataformas. Fechando o ciclo de atividades, no dia 20 de abril, a bióloga e herbalista Larissa Firme vai ministrar oficina sobre colagem botânica, ensinando sobre coleta de flores e folhas, produção de cola vegetal e criação e emolduração de obras artísticas.

“O ciclo de oficinas floresceu com o desejo de estimular e fortalecer a conexão com a natureza interior, a partir do incentivo à expressão da criatividade individual de cada uma e na interação e colaboração com outras participantes. E também uma conexão com a Natureza exterior, ao provocar o olhar atento ao ecossistema em que estamos inseridas e utilizar de elementos naturais para essas criações artísticas”, aponta Larissa Firme.

Para ela, em nossa sociedade vivemos um processo de afastamento do meio natural. O chamado “déficit de natureza” provoca vários impactos negativos, inclusive à saúde mental. Nesse caso, as vivências do projeto Cores da Mãe Terra também ganham caráter terapêutico. “Queremos unir arte, natureza e saúde para proporcionar bem-estar, integração e quem sabe até possibilitar novas fontes de renda para as participantes por meio do aprendizado das técnicas transmitidas nas atividades”, conclui.

Inscrições para o ciclo de oficinas Cores da Mãe Terra:

  • ONLINE: Clique no formulário.
  • PRESENCIAL: no Centro de Arte e Cultura Babado Bar: às terças e quartas-feiras de 9h às 12h e de 14h às 17h. ENDEREÇO: Rua Leopoldo Gomes de Sales, 10 – Goiabeiras, Vitória (ES). Para as inscrições presenciais entre em contato previamente pelo telefone (27) 99696-9965.

Oficina Mão no Barro – 09/03/24

Conversa sobre o ofício tradicional das paneleiras de Goiabeiras e elaboração de panelinhas de barro com a paneleira Rosinea Alvarenga.

Oficina de Tingimento Natural – 23/03/24

Aprendizados sobre técnicas tradicionais de tingimento têxtil e possibilidades criativas dessa expressão artística com a designer de moda Jaqueline Padovan.

Oficina Colorindo com a Terra – 06/04/24

Ensino sobre extração de pigmentos naturais a partir de elementos minerais e vegetais e prática de pintura com a artista pataxó PachaPinta.

Oficina Colagem Botânica – 20/04/24

Experimento de coleta botânica e produção de obras artísticas a partir de elementos da natureza como folhas, flores, casacas e sementes com a bióloga e herbalista Larissa Firme.

Texto: Chaski Comunicação e Produção Cultural.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses dois valores você

Shopping Basket