28.51°C Brasília

19 de setembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Política em João Neiva: Celso da Agricultura

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Entrevista/Política
Por: Redação

A corrida política já começou para futuros vereadores e prefeitos no estado do Espírito Santo. O Merkato conversou com o candidato à Câmara Municipal de Vereadores de João Neiva, Celso Feu Corrêa, 54, que é natural do município, morador do Bairro Cruzeiro. Casado com Luciene e pai de Luana e Luara, o candidato a vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), realiza um trabalho há mais de 30 anos como funcionário público no modelo de cargo comissionado.

Em seu currículo de trabalho pela Prefeitura de João Neiva, traz experiências de ter sido Secretário de Agricultura e Meio Ambiente; Secretário Executivo de Agricultura; Gerente de Meio Ambiente; Assessor Administrativo da Agricultura; Instrutor da disciplina Iniciação à Agricultura no Projeto Viveiro. Além de ter atuado no Conselho da Cultura e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Celso ainda administra seu tempo para cumprir uma atividade de responsabilidade social: é Mestre na Associação da Banda de Congo São Benedito, de João Neiva.

Conheça agora as pautas do candidato e perfil de seu espectro político para o conhecimento dos munícipes de João Neiva.

1 – Celso, o que é política para você?

Política é um direito de todos, é democracia. Você tem que trabalhar no coletivo e fazer o bem comum à sociedade. De vereador a presidente da República esses cargos são colocados pelo povo. A verdadeira política é representar o povo e não pensar em si próprio, não é um cabide, não pode ser um meio de ganhar dinheiro e ficar rico. Na cabeça do povo quem entra na política é pra ser favorecido, mas eu entendo que política é um instrumento educacional de mudança e relação social.

2 – Celso, é a primeira vez em que você se candidata, por quê resolveu pleitear a cadeira de vereador?

A partir do momento que eu passei a trabalhar no órgão público passei a adquirir experiência, isso me fez aprender a lidar com o povo, diretamente e indiretamente, diante de muitos trabalhos prestados, não só voltado para a agricultura, mas de um modo geral, como a cultura. E, também, por ter passado por todas as gestões da Prefeitura, por ter feito parte, desde a década de 1990, onde passei por vários cargos administrativos, secretariados, entre outros, isso me deu uma visão maior do que é a política e como posso servir o povo.

Diante dessa minha vivência, levando em consideração todos os trabalhos prestados juntos as comunidades, tanto rurais e urbana, percebi que estou preparado para servir o município de João de Neiva, onde tenho condições plausíveis de conquistar melhorias socioculturais para os munícipes.

3 – E quais são as suas pautas políticas, por quê?

Agricultura, Cultura e Educação. Na agricultura eu tenho 30 anos de trabalho e sou prova de que João Neiva tem potencial nesse setor. Destaco os elementos do cacau, cafeicultura e agropecuária, que são potenciais do setor agrícola do município. Pretendo fortalecer a agricultura aproximando o agricultor de novas tecnologias para o avanço econômico da cidade.

Na Cultura, por eu ser músico há 40 anos e Mestre na Banda de Congo, conheço o potencial dos artistas em geral de João Neiva, porém não vejo leis efetivas que subsidiem os trabalhos desses músicos e de outros segmentos artísticos. Em João Neiva temos músicos, compositores, cineasta, dançarinos, capoeiristas, o congo etc. Então, proponho dialogar com a classe artística para aprovar projetos e leis que garantam o direito de subsistência de seus trabalhos, onde o artista local terá prioridade de ser inserido nas programações culturais de João Neiva e entorno.

E fechando, na Educação pretendo auxiliar o produtor rural de João Neiva para abastecer a escola com os produtos alimentícios. Porque o que acontece hoje é que a Prefeitura compra mais produtos de fora do município do que com os produtores daqui de dentro, sei que a lei permiti essa política. Mas, eu penso que, a agricultura tem que incentivar o produtor rural a diversificar suas culturas, assim ele aumentará o seu rendimento financeiro e estará contribuindo para uma alimentação saudável nas escolas e para o desenvolvimento econômico de João Neiva.

4 – João Neiva comporta um Viveiro Municipal de Mudas, porém, atualmente, está desabilitado. Qual a sua proposta para reabilitar esse espaço socioambiental?

Pretendo trabalhar dentro da realidade do nosso município, onde vejo a necessidade de reestruturar esse espaço físico para produção de mudas dentro dos critérios técnicos, sendo acompanhado por profissionais habilitados para essa área e, consequentemente, voltar a produzir mudas de qualidade para subsidiar os produtores rurais do município, assim garantindo uma economia circular.

Diante disso, o segundo passo seria mudar o cenário do Viveiro, envolvendo a área educacional, voltado às visitas de alunos, e a realização de palestras técnicas no próprio local.

5 – O município de João Neiva se destaca no Espírito Santo com alguns eventos culturais e do Agro. Qual seria sua proposta de trabalho para continuar a potencializar esses empreendimentos?

Muitos desses eventos contam com recursos municipais e órgãos estaduais. Seria importante potencializar a captação de mais recursos para esses eventos, tanto na área pública e privada, para o fortalecimento socioeconômico de João Neiva. Temos boas festas como: Festa da Cidade, Feira Distrital, o Carnaval e as festividades agropecuárias.

Então, se faz necessário expandir esses eventos de forma comunicacional, de propaganda, para outros municípios do estado, ou seja, pretendo melhorar a visibilidade desses eventos para fora de João Neiva, que são fundamentais na economia da cidade, então precisamos multiplicar os nossos turistas nas datas respectivas dessas festas, assim João Neiva cresce em todos os sentidos políticos, econômicos, culturais e sociais.

6 – Entre as datas comemorativas no calendário da cidade está o Dia da Consciência Negra, não só para João Neiva, mas uma celebração que envolve todo o país. Como um candidato negro e vanguardista da cultura do congo no município, o que pretende potencializar nessa data?

Parte dos munícipes, que são envolvidos na área cultural, cobram mais incentivo da Prefeitura nessa data tão importante para o nosso país e município.

Pretendo trabalhar durante a semana da Consciência Negra uma comunicação envolvendo todas as comunidades de João Neiva: os movimentos negros; o quilombola, que fica na região de Ibiraçu; a comunidade de Boa Vista; a comunidade do congo; a comunidade da capoeira, entre outros. Com isso, desejo espalhar pela cidade um clima amistoso entre todos os munícipes, porque precisamos de união entre os povos.

Então, convocarei um diálogo com as instituições púbicas e privadas para uma imersão cultural das vertentes afrodescendente com práticas de documentários, filmes, vivência de capoeira, palestras, rodas de conversa, feiras, tudo aquilo que envolva produtos materiais e imateriais da cultura afrodescendente para a promoção e comunicação da liberdade dessa data.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Shopping Basket