A prefeitura de Serra, em parceria com a Aica (Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente) realizaram efetivas ações referente ao Maio Laranja – mês do Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Destacamos que as ações no mês de maio foram para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar todas as pessoas para participarem da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir às nossas crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres de todo e qualquer abuso e da exploração sexual”, disse Cláudia Maria Silva – Secretária de Assistência Social da prefeitura de Serra.
Por meio do Projeto: “Proteger, Mobilizar e Articular é preciso – Falar sobre, importa!, elaborado pela Aica, em parceria com a prefeitura, também houve contribuição de ações integradas com diversos órgãos públicos, privados e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Ao todo, cerca de 20 ações foram desenvolvidas no município de Serra, tendo destaque a panfletagens, entrega de itens artesanais, adesivaço, frases de impacto sobre o tema, apresentações culturais, exposição de cartazes, palestras, oficinas, painel alusivo ao tema com técnica de Grafitt oficinas, entre outras.
Durante o Maio Laranja as ações de maior elaboração, tanto em número de pessoas envolvidas, quanto ao conteúdo do trabalho, contaram com o recurso do FMIA – Fundo Municipal da Infância e Adolescência.
“Enquanto coordenador do fundo municipal da criança e adolescente da Serra, é gratificante poder viabilizar de maneira tão célere a liberação administrativa dos recursos dessa parceira, através desse projeto levamos as ruas uma temática tão importante e impactante, essa sensibilização é uma das formas ao qual alcançamos o diálogo e visibilidade para o debate do futuro da defesa e dos direitos das crianças e adolescentes da Serra”, disse Tiego Aguiar, coordenador do Fundo Municipal Infância e Adolescência (FMIA).