Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3
Coluna Letrados
Por Roberto Teixeira – Jornalista e Mestre em Comunicação.
O rock, ao longo de décadas, tem sido um gênero musical que transcende gerações, influenciando e sendo influenciado pelas mudanças sociais, políticas e culturais. É fascinante ver como continua a evoluir, reinventando-se para se manter relevante em um cenário musical em constante transformação.
Enquanto avança para novos territórios sonoros, o respeito pelas raízes do gênero permanece evidente. Bandas clássicas continuam a cativar públicos em turnês de despedida, enquanto uma nova geração de músicos presta homenagem às suas influências, garantindo que o legado do rock seja preservado.
Vamos ver o que temos de bom previsto para este ano em shows e programações então? Apesar de perdas e aposentadorias, os gigantes do rock – muitos deles chegando e passando da casa dos 70 anos – ainda estarão na ativa em 2024, para nossa sorte.
Aqui pelo ES, também teremos boas opções no ano, que começou movimentando na praia de Camburi (com o ex-Barão Frejat e a Sexta Rockers), atrações nacionais e até internacionais.
Pelo país, de festivais tem o Lollapalooza (com pouco rock, infelizmente), em março. O Summer Breeze Brasil é em abril. Em setembro, tem Rock in Rio, que tem pelo menos um dia dedicado ao melhor som. A expectativa é de poder assistir a volta de AC DC ao país, depois de tantos anos de espera.
Slash, o fabuloso guitarrista do Gun ́s está por aqui, Tarja Turunen volta em março e Megadeth vem em maio. Iron Maiden também confirmou dois shows pelo país e ainda teremos o Metallica!! Em novembro. Bruce Dickinson também faz show solo em abril e maio.
No Espírito Santo, o Angra, para muitos a maior banda brasileira de rock na atualidade, volta em 4 de maio, junto com Matanza Ritual, Black Pantera, Arpo, Letal, Piece of Maiden e Luto Horror Club. E tem rock no carnaval também, por que não? No Correria, em Vila Velha, tem Carnarock nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Teremos ainda um ex-Iron Maiden, o Paul Di’anno, primeiro vocalista da banda e os hilários Massacration, em março. Para quem gosta de coisa mais pesada tem o Torture Squad. E CPM22 e Detonautas, em agosto.
Programação
Em Vitória vale a pena acompanhar a programação do Pub 426 e o 426 bar, em Jardim Camburi, a Sexta Rocker, em Camburi, bar Alquimistas e o Espaço Patrick Ribeiro. No município da Serra, tem o Mad´s Rock, Steffens, Espaço Chico Bento e o Garage Pub, que sempre trazem coisas boas do rock. Ah, claro, tem os petiscos e cerveja gelada do bar do Mauro Pé de Galinha, em Valparaíso, e seu Karaokê famoso, onde os clientes podem soltar a garganta cantando clássicos do rock’n roll, às sextas-feiras e domingos. E também a Matrix, em Cariacica e os eventos dos motoclubes.
Assim, o ritmo surgido nos anos 50, continua, com músicos usando suas plataformas para abordar temas como: justiça social, igualdade, mudanças climáticas e outros assuntos urgentes. E, mais uma vez, atua como uma voz poderosa para mobilizar e inspirar a ação.
O rock, sem dúvida, continuará a ecoar pelos corredores do tempo, guiando-nos através da trilha sonora da nossa evolução cultural. E Viva o Rock!
E você, lembrou de mais programação boa de rock? Nos conte aqui.
*O texto é de livre pensamento do colunista*
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3