PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Comecei a empreender, e agora?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES Mergulhar no mundo do empreendedorismo é uma jornada emocionante e

O amor é lido em todo tempo e espaço

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Hoje é o Dia dos Namorados… E, inspirando-me nos cânticos do

Qual a importância da educação?

Muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Existem vários motivos que justificam a importância de estudar, não só para a vida profissional, como também para ajudá-lo na conquista de seus objetivos, segue alguns:

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma característica muito bem-vista em diversos contextos, inclusive, pelos empregadores. A importância da educação está diretamente ligada ao desenvolvimento dessa habilidade. Todas as pessoas têm suas próprias crenças, convicções, objetivos e até medos, a depender do histórico de vida de cada um.

Contudo, quando o assunto é resolução de problemas, a interferência desses fatores passa a ser um obstáculo, impedindo que o contratempo seja analisado de maneira racional. Por outro lado, quando se deixa de lado o seu modo de pensar para a compreensão da situação, estamos agindo com a ajuda do pensamento crítico.

E você, consegue pensar em um lugar mais adequado para desenvolver o pensamento crítico do que o ambiente escolar? É aqui, onde todos ficam expostos a conhecimentos, teorias, obras, ideias e experiências — a mente se abre para o novo e cria a capacidade de absorver essas informações e utilizá-las para o seu desenvolvimento humano organizacional.

Trabalho

É claro que as melhores oportunidades de trabalho virão como consequência natural do desenvolvimento acadêmico.

Provavelmente, você já se deparou com alguma vaga de emprego que tem como requisito mínimo o ensino médio completo ou em andamento — ou ouviu da própria empresa que o critério básico para crescer dentro dela é agregar conhecimentos atualizados ao trabalho. E é justamente disso que pontuo quando reforço a importância do desenvolvimento acadêmico.

Chance de conviver com grupos diversos

Uma das peças-chave para quem quer sobreviver e se destacar não só no mercado de trabalho, como na vida, é saber lidar com o próximo. É preciso lembrar que nem sempre conviveremos com pessoas que vêm do mesmo contexto que a gente, que pensam e se comportam como nós estamos acostumados a pensar e a nos comportar. O espaço acadêmico possibilita esta experiência positiva.

Uma sala de aula é composta por grupos diversos — e não estamos falando apenas das presenciais, viu? As plataformas virtuais de ensino utilizadas pelos alunos EAD também reúnem estudantes e professores com diferentes caminhadas, visões, valores e objetivos. Essa possibilidade de trocar e compartilhar ideias é muito interessante, pois, facilita a criação de habilidades que serão de grande valor para a sua vida e a sua carreira, como: empatia; resiliência; paciência; capacidade argumentativa; inteligência emocional; facilidade para trabalhar em equipe etc.

Evolução da maturidade

A educação tem um papel essencial na formação humana desde os primeiros anos de vida. Quando a criança entra para a escola, ainda pequena, passa a receber conhecimentos que o estimularão a se socializar de forma saudável, a resolver seus conflitos com base no respeito e no diálogo, a criar noções de responsabilidade e muito mais. Em outras palavras, a ser um bom cidadão.

Esse desenvolvimento de maturidade é contínuo, indo desde as primeiras séries até o ingresso no nível superior. Na faculdade, você também passará por situações novas que colaborarão com o seu crescimento, a sua aquisição de experiências e o seu autoconhecimento profissional.

Criação de laços e contatos úteis

Já pensou em traçar sua carreira com base nas vivências e nos conhecimentos adquiridos de acordo com seus campos de experiências? Pois bem, saiba que o networking e a criação de uma agenda de conexões profissionais ajudarão muito nessa trajetória.

Essa é uma das mais importantes razões para criar laços e contatos úteis: além da troca de conhecimentos, você tem grandes chances de ser lembrado por essas conexões quando surgir uma oportunidade alinhada ao seu perfil.

Reconhecimento

O que o faz levantar da cama todos os dias para trabalhar ou ir em busca de um emprego? Diferentemente do que muitos possam imaginar, o simples fato de garantir um salário não é a única motivação para que uma pessoa siga desempenhando suas funções diariamente. A busca pelo reconhecimento de nossa dedicação, nosso empenho e nossas competências também é um combustível muito importante.

A importância da educação na carreira também entra aqui como um fator motivante. Isso porque, ao investir nos estudos e aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia de trabalho, potencializando resultados e agregando valor à empresa com novas ideias e projetos, o reconhecimento certamente virá, tanto em forma de feedbacks positivos quanto de promoções e, até mesmo, aumentos salariais.

Então, gostou de saber mais sobre a importância da educação? Como você pôde perceber, se dedicar aos estudos e habilitar-se para o desenvolvimento de suas competências é um investimento não só em conhecimento para trilhar uma carreira, como também em experiências que serão úteis nas mais diversas esferas da vida, em que você terá habilidades e competências para ser um empreendedor de sucesso.


*O texto é de livre pensamento do colunista*


Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Comecei a empreender, e agora?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES Mergulhar no mundo do empreendedorismo é uma

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Comecei a empreender, e agora?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES Mergulhar no mundo do empreendedorismo é uma jornada emocionante e

O amor é lido em todo tempo e espaço

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Hoje é o Dia dos Namorados… E, inspirando-me nos cânticos do

Shopping Basket