Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3
Por Roberto Teixeira – Jornalista e Mestre em Comunicação.
O show dos Titãs, o maior de uma banda brasileira no Estado; do ex-vocalista do Iron Maiden – para muitos a maior banda de heavy metal de todos os tempos – e do Angra, o grande do Power Metal do país, foram alguns dos maiores momentos para o nosso #tbt do rock por aqui no Espírito Santo e pelo mundo, em 2023.
15 mil empolgadas pessoas (nas contas do perfil do Paulo Miklos) acompanharam os Titãs na Praça do Papa. A maior banda de rock do país subiu o sarrafo e deixou a apresentação dos brasileiros comparável aos maiores shows de rock que passaram pelo nosso Estado, como do Paul Mcartney, Scorpions e Deep Purple, aliás há bastante tempo.
O primeiro vocalista do Iron Maiden esteve no Correria. Foi histórico ver Paul Dianno mesmo com a limitação física – como foi quando Blaze Bayley e que substituiu a lenda Bruce Dickinson – esteve por aqui.
E a banda Angra esteve por aqui com Matanza Ritual, Supercombo, na primeira edição do “Espírito Santo Rock Festival”. Evento lotado na Matrix, em Cariacica. Quem também veio foi Edu Falaschi, o ex-vocal do Angra. O Na Vista também acomodou nomes de peso com shows de nomes como Supla e Ira. Salve, salve o Dia de Rock!
Os eventos na Super Quadra A, na Mata da Praia, o condomínio mais rock’n’roll do Estado, bombaram! A icônica Lordose prá Leão, comemorou em alto estilo e organização seus 30 anos de estrada. As musas como DFran e Laís Stone seguiram com seus fãs.
No início do ano, o jornalista Eduardo Maia lançou Memórias da Liberdade, resgatando a história do Guaraparistock, nossa versão do lendário festival Woodstock, realizado em 1969.
Mas, infelizmente, também tivemos notícias ruins por aqui como o fim do Motor Rockers na Praia do Canto, o pub que há 9 anos se tornou a referência para nós que amamos o nosso querido rock e o Anarchy, em Jardim Camburi. Também tivemos shows cancelados, o que muito preocupa em relação ao futuro.
Pelo mundo, os veteranos dos Rolling Stones, Metallica e Foo Fighters lançaram os maiores do ano. Na 65ª edição do Grammy o destaque foi Ozzy Osbourne com o álbum Patient Number 9, que levou dois prêmios. Roger Waters passou por aqui, causou e fez sucesso.
Mas, também as perdas como nossa rainha Rita Lee… que abalou o Brasil. E não veremos mais shows do Kiss e fomos pegos de surpresa com a partida de Sinead o’Connor.
Paul McCartney e Coldplay fizeram grandes shows por aqui. E também tivemos o evento The Town, nos moldes do Rock in Rio.
E para você, qual foi seu grande momento do rock em 2023?
*O texto é de livre pensamento do colunista*
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3