PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

O amor é lido em todo tempo e espaço

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Hoje é o Dia dos Namorados… E, inspirando-me nos cânticos do

Série “Líderes Comunitários: Agentes políticos da Grande Laranjeiras” falam sobre pautas para 2022

A reportagem do Jornal Merkato, com a série ‘Líderes comunitários’, entrevistou mais três representantes de bairro: Lusmar Santos, 69, líder comunitária de Laranjeiras; Marcelo Barbosa, 39, vice-líder de Jardim Limoeiro e Welinton Batista, 39, líder comunitário de Guaraciaba. Ambos falaram de suas pautas sobre políticas públicas, que envolve o interesse da comunidade, e analisaram o cenário de eleição nacional, no fim deste ano.

Administradora por mais de 20 anos e ex-funcionária da Petrobras, Lusmar Santos tem mandato até o final de 2023. Pela primeira vez assume uma gestão política comunitária e já sabe bem o percurso que deseja realizar. “A minha proposta é pôr esta garotada toda no esporte. Nós temos um ginásio, e ocuparemos de manhã, de tarde e a noite, com escolinhas, com campeonatos. Também temos um campo de futebol e vamos colocar pra funcionar. É muito importante colocar toda essa juventude no esporte”, afirmou a líder comunitária.

Na comunidade de Jardim Limoeiro, Marcelo Barbosa, 39, que é sociólogo e enfermeiro, possui dois anos de representatividade em seu bairro. O vice-líder enfatizou as atividades que a liderança realizou até dias atuais.

“Montamos uma escolinha de futebol de salão pra crianças no ginásio poliesportivo do bairro. Montamos também aulas de música, porém, devido esta pandemia houve paralisação. Outras realizações foram uma calçada cidadã e a revitalização da pracinha, a qual já possui ordem de serviço da prefeitura”, explicou.

Outra personalidade de liderança, Welinton Batista, 39, há quatro anos como líder comunitário de Guaraciaba, o também técnico em informática, destacou seu desejo de renovar o mandato e falou sobre o trabalho, até aqui realizado. “No passado, o líder comunitário do bairro foi assassinado, e por isso, ninguém mais teve o interesse de se candidatar. Eu coloquei meu nome e ganhei. Nesses quatro anos construí uma história”.

O líder continuou. “Nosso bairro tava abandonado quando assumimos. Conseguimos sinalização urbana, iluminação pública, manutenções de limpeza e conseguimos a reforma do nosso CEMEI José Valter”, disse com orgulho.

Quanto à análise sobre o ano de eleição nacional (presidente, deputados e senadores), a liderança comunitária falou da importância de seus trabalhos como educadores políticos e a participação ativa da comunidade neste processo.

“Eu peço pra todas as mulheres que participem da política. Tem gente que não quer ver política, mas nós já nascemos fazendo política. A gente já nasce chorando, isso é o que? Reivindicar. Então, vamos estudar, nos capacitar, pra que aconteça uma eleição justa”, disse Lusmar Santos.

Com o mesmo tom de ideia participativa sobre a política, Marcelo Barbosa declarou. “Eu acho que vivemos em um país democrático, todas as ideias são válidas, mas não vale agredir as pessoas. Eu penso que, principalmente em nosso município, os eleitores precisam buscar informação e participar da vida política, porque tudo depende de política”.

Com uma tônica mais crítica, o líder Welinton mostrou o lado de ter experiência política comunitária. “Eu acho que a política nacional interfere diretamente na política comunitária. a gente tem visão e sabe o que é melhor pra comunidade. Já tô calejado. A gente precisa votar alinhado, de cima em baixo. Do presidente até o vereador, tem que tá bem alinhado”.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

O amor é lido em todo tempo e espaço

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Hoje é o Dia dos Namorados… E, inspirando-me nos cânticos do

Shopping Basket