PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais que acontecem em

A quem serve a educação brasileira?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Caríssimo (a) leitor (a), nos últimos tempos,  tenho pensado muito e

Serra sobe no pódio na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê

Na ocasião, a Equipe Falcões, do professor Douglas Colnago, conquistou 07 medalhas. / Foto: Divulgação.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Esporte / Karatê

A Equipe Falcões, do professor de karatê faixa preta Douglas Colnago Ribeiro, 28, subiu no pódio na manhã de ontem (05), na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê. Quatro, dos cinco atletas que formaram a equipe, conquistaram sete medalhas: 01 de ouro, 03 de prata e 03 de bronze. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Professor José Leão Nunes, no bairro Vale da Esperança, em Cariacica.

O Estadual, que terá sua 2ª Etapa disputada em Linhares, no dia 07 (domingo) de julho, garante vaga para o Campeonato Brasileiro JKS.

O professor Douglas, além de ter sua equipe, também exerce a responsabilidade social. Por meio do Projeto Karatê na Comunidade, no bairro Camará, Serra, o instrutor treina cerca de 40 crianças e adolescentes há nove meses, e desse trabalho já trouxe três meninas para o centro da luta, pela primeira vez o grupo infantil participa de um campeonato.

“Foi de extrema importância a participação da Equipe Falcões, mesmo tendo poucos atletas inscritos, mas os resultados foram positivos e animadores para a participação de mais atletas na segunda etapa”, disse o professor Douglas Colnago.

Luna Vitória, 7, que disputou a categoria infantil, participou da modalidade Katá – uma luta imaginária onde o atleta demonstra um domínio sequencial de movimentos do karatê –, também disputou na modalidade kumitê – luta, o confronto direto. No kumitê, ela conquistou o ouro e no katá, a prata. A ferinha contou com o patrocínio da empresa Tyrannus, que custeou o valor da inscrição.

Pequenas campeãs sendo formadas por um projeto que representou o município de Serra. No dia da competição, demais municípios estiveram presentes, apenas o bairro Camará marcou presença para representar a força do serrano. E nessa representatividade, Natasha Ribeiro, 8, trouxe duas medalhas pra casa. O bronze no katá, e a prata no kumitê.

Mais uma ferinha mostrou talento no tatame. Ayra Ribeiro, 10, foi bronze no kumitê. As duas atletas tiveram o custeio parcial de suas inscrições pela Associação de Moradores de Camará.

Na categoria 24 a 30 anos faixa roxa, Kaique Alves, 28, que é instrutor no projeto social, foi prata no kumitê. Também medalhou com o bronze na categoria kumitê Open 18 anos acima, onde o atleta de qualquer faixa pode disputar a luta.

O professor Douglas com suas alunas vencedoras. / Foto: Divulgação.

2ª Etapa

A Equipe Falcões agora sonha com o Campeonato Brasileiro. Se todos os atletas pegarem um pódio na 2ª Etapa, seja a menor colocação, o terceiro lugar, estarão garantidos com a vaga no Brasileiro da JKS – Japan Karatê Shotokan – campeonato com registro estadual, nacional e mundial.

Projeto karatê na Comunidade

Com um olhar de falcão para a vida, o faixa preta Douglas, em pouco tempo de trabalho já deixa sua marca registrada de efetividade e evolução em seu trabalho. Ele, que também é cria de projeto social, onde aprendeu karatê em Cidade Continental, época de adolescente, agora retribui para o bairro Camará, onde nasceu e foi criado, todo os ensinamentos que aprendeu no “Instituto Continental em Ação”. Douglas comentou.

“Estamos colhendo os frutos. Um trabalho que demonstra seriedade e força no projeto. Um campeonato que teve a participação de diversos municípios mostrou a qualidade do nosso trabalho no projeto, fomos a única equipe de Serra, então, além da gente representar o projeto, estávamos representando o município de Serra. Se com pouco ou quase nada de investimento já subimos no pódio, imagina se tivermos mais investimento? Conseguiremos formar atletas de alto nível para competições mais relevantes”, disse.

Atualmente, o projeto promove cidadania através do esporte, no estilo karatê SHOBU-RYU, no bairro Camará, na Grande Laranjeiras/Serra. A Associação de Moradores do Bairro Camará auxilia o projeto na representatividade do vice-líder da comunidade, Rogério Valdeli, 48, que é gari.

“Foi gratificante. A premiação do trabalho do Douglas, junto com a Associação de Moradores de Camará. O resultado de vitória… é bom quando o trabalho é reconhecido. Aconteceu rápido… Levamos cinco atletas, imagina se a gente tivesse levado um grupo maior? A gente aqui trabalha pra incentivar os pais a ingressar seus filhos nesse projeto. Ontem foi medalha no Estadual, talvez, futuramente, pode ser um Brasileiro, quer dizer… a gente vê que tá gerando fruto, a gente tá apoiando esse projeto acreditando que vai acontecer, já está acontecendo”, concluiu.

Outro apoio no projeto, Rhayra Schreder, 21, esposa de Douglas, que atua como coordenadora Geral, expressou seu contentamento. “Cada pequeno passo é motivo de muita alegria e orgulho pra todos nós. Esperamos estar presentes em outras competições como essa e estar em peso na 2° Etapa, pois confio em cada aluno, que essas oportunidades nos abram grandes portas”, disse.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Você sabe o que significa Matsuri?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Mundo Geek Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek. Os matsuris são festivais tradicionais que acontecem em

A quem serve a educação brasileira?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Sueli Valiato/ professora de Língua Portuguesa e Literatura. Caríssimo (a) leitor (a), nos últimos tempos,  tenho pensado muito e

Shopping Basket