Inauguração aconteceu neste domingo (20). Três municípios têm conexões para o uso do transporte marítimo: Cariacica, Vila Velha e Vitória. A tarifa custa R$ 4,50. / Foto capa: Fabricio Lima/ES BRASIL.
Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Após 20 anos sem funcionamento, o Sistema Aquaviário foi inaugurado neste domingo (20), na Grande Vitória, pela gestão do governador Renato Casagrande.
O sistema de transporte marítimo liga os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica. Os passageiros poderão utilizar as embarcações, a partir desta segunda-feira (21). O funcionamento será das 6h às 20h, de segunda-feira à sexta-feira. Já, aos sábados, o funcionamento começa as 8h, indo às 18h. E aos domingos e feriados, das 9h às 15 horas.
O Sistema Aquaviário, que suporta 98 passageiros em sua embarcação, estava desativado desde a década de 1990. O preço da passagem custará R$ 4,50. As embarcações contam com banheiros, ar-condicionado, bicicletário, acessibilidade e wi-fi.
O governador Casagrande, em entrevista coletiva à imprensa capixaba, destacou duas funções do funcionamento do Sistema Aquaviário: desafogar o trânsito e potencializar o turismo na Grande Vitória.
“Mesmo não sendo um modal para transportar muitas pessoas, será uma alternativa para aliviar o trânsito da Segunda e Terceira Ponte. É também uma oportunidade sustentável que temos para divulgar a Baía de Vitória. O Governo do Estado pensa no potencial turístico. Nós, muitas vezes, estamos de costa para o mar. Então, com toda certeza as pessoas e os turistas vão usar para conhecer ainda mais o Estado”, disse o governador.
As estações do Sistema Aquaviário estão localizadas na Praça do Papa, Vitória; Porto de Santana, Cariacica e na Prainha, em Vila Velha.
Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.