70 vagas estão abertas no IS. Inscrições vão até 11 de setembro. Ao todo, quatro cursos são ofertados pelo governo do ES. (Imagem capa: Instituto Saber.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Uma parceria entre Primeiro e Terceiro setor aproxima a população de oportunidades de emprego e de empregabilidade. O Instituto Saber, localizado na região de São Pedro, e o Programa Qualificar ES, que promove a qualificação profissional e capacitação de jovens e adultos, por meio de diversos cursos, estão de mãos dadas para o desenvolvimento econômico capixaba.
Transformar destinos por meio do conhecimento e capacitação, é pauta fundamental do Instituto Saber, que teve inauguração oficial na última quarta-feira (23). Como um aparelho social efetivo na valorização do ser humano e capaz de trazer equidade socioeconômica, o presidente do instituto, William Vieira, fala sobre a importância do Terceiro setor no processo de oportunidades.
“O Terceiro setor, no meu ponto de vista, é senão o principal, ou um dos principais instrumentos para trazer essa equidade social, com informação e conhecimento. Faremos com que gere valores àqueles que se consideram incapazes ou sem oportunidades”, prometeu.
Para que os cursos do Qualificar ES venham a ser ministrados, é necessário que haja um espaço físico: salas, ambientação, banheiros, recepção, entre outras necessidades de instalações no aspectos administrativos para o funcionamento ordeiro de um curso, além da comodidade aos beneficiários, os quais são atendidos em seu próprio território, não precisando se locomoverem a outros espaços físicos mais distantes. É nesse momento que o Terceiro setor vai ao encontro das políticas públicas do Estado.
Entre os diversos cursos ofertados pelo Programa Qualificar ES, a parceria entre IS e governo ficou do seguinte modo: as inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de setembro. As aulas serão iniciadas no IS, a partir do dia 26 de setembro. Os cursos terão a duração de dois meses e duas semanas. Na ocasião, serão ofertados quatro (04) cursos: Porteiro, Cuidador de Idosos, Informática (Word e Excel) e Informática (Redes Sociais).
O Instituto Saber informou que 70 vagas estão disponíveis. Sendo 25 vagas para o curso de Porteiro e 25 para o de Cuidador de Idosos. Já para o curso de Informática (Word e Excel), apenas 10 vagas estão abertas. Também há outras 10 vagas para Informática (Redes Sociais). A faixa etária para ingressar no Qualificar ES é a partir dos 16 anos; os professores são selecionados pela equipe do programa do governo do Estado.
Unir iniciativa governamental e organização civil faz com que o desenvolvimento econômico cresça e alcance autonomia entre as partes envolvidas no processo de ensino aprendizagem. “Essa parceria entre Primeiro e Terceiro setor, só tem a contribuir para a economia criativa na Grande São Pedro, gerando capacitação, e, consequentemente, renda para a comunidade. E o IS se torna uma das ferramentas muito importantes para esse avanço, com parcerias e autonomia para inovar”, disse o presidente do instituto, William Vieira.
Qualificar ES
O Programa Qualificar ES nasceu em maio de 2019, com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de cidadãos.
Confira o edital da SECTI. Clique aqui.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.