PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Simone, CEO da Silver Solutions

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista / Empresarial Bacharel em Turismo, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Segurança Contra Incêndio, a CEO da

Para que servem as escolas?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por Samuel J. Messias / Mestre em Educação. O papel das escolas na sociedade As escolas desempenham

Café empreendedor é destaque na agenda do Instituto Sociocultural

A ação empreendedora, para empresários da Grande Vitória, deixou marca positiva na noite de ontem (29), em Cariacica. Aproximadamente, 70 pessoas participaram do evento. / Foto: Instituto Sociocultural Fórum.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Empreendedorismo

Anderson de Almeida Santos é um dos idealizadores do projeto do “café empreendedores” – CEO – Vitória Placas.

O Instituto Sociocultural Fórum realizou na noite de ontem (29), a primeira ação empreendedora do ano, de acordo com sua agenda. O café para empreendedores, aconteceu na Assembleia de Deus Church, em Morada de Santa Fé, município de Cariacica.

Na ocasião, palestras de investimento financeiro, contabilidade, tributação, entre outros assuntos ao mundo do empreendedorismo, agregaram conhecimento ao público.

Participaram do evento o subsecretário Márcio Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei), representando a Prefeitura de Cariacica; o gerente de Projetos Especiais da a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Samuel J. Messias; o presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cariacica (Asconca), Bruno Ribeiro; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Cariacica (OAB), Kelly Andrade e empreendedores de diversos segmentos da Grande Vitória.

Palestra

Douglas Lopes Gomes, 50. Graduado em Bacharel em Teologia e Pós-Graduado em Ciências da Religião. / Foto: ISF

Abrindo a noite, o presidente do Instituto Sociocultural Fórum, Douglas Lopes Gomes, 50, destacou a informação como mecanismo de empoderamento para o ser humano “o conhecimento pode te levar a lugares que você não imagina”. Douglas destacou o desafio de transformar o ambiente do Instituto não só em teoria, mas com resoluções… “Essa é a nossa responsabilidade com os empreendedores, buscar soluções para que eles possam alavancar seus negócios”.

Em seguida, o subsecretário Márcio Freitas mencionou o desenvolvimento econômico do município de Cariacica, com o advento de empresas na cidade gerando crescimento e desenvolvimento ao setor do empreendedorismo, “a Semdei coloca-se à disposição dos empresários, nós temos, ali, todo suporte para quem quer empreender… Nós temos uma das menores taxas de juros do mercado para atender o empreendedor; a Semdei é, de fato, parceira do empreendedorismo”.

Ao lado do presidente do Instituto Sociocultural, o subsecretário Márcio Freitas. / Foto: ISF

A presidente da OAB dos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina, Kelly Andrade, deu sequência nas palestras da noite. Na ocasião, a advogada destacou o papel da Ordem dos Advogados na área do empreendedorismo. “Primeiro, enquanto não tivermos uma formação de gestão poderemos quebrar nosso negócio”. A doutora destacou os serviços do Sebrae; também falou da advocacia empresarial. “Devemos capacitar o advogado, que é um funcionário liberal, para ser um bom empresário”.

Delicia capixaba no balde. @paodequeijoes

 

Em seguida, o presidente da Asconca, Bruno Ribeiro, ministrou por 20 minutos assuntos de contabilidade. Na ocasião, o contador exemplificou aberturas de contas: o que é o MEI, o Simples Nacional, Empresa de Pequeno Porte e Média Empresa e Grande. O contador resumiu ao público o conceito de tributos e sua função, além de falar de receita, sociedade, contratação e assuntos corriqueiros que envolve o empresariado.

Bruno Ribeiro é profissional de contabilidade há 15 anos. / Foto: ISF

Os participantes puderam ser aconselhados como abrir uma empresa, entender sobre taxa, compreender um pouco do universo da contabilidade para tomar decisões eficazes com o intuito de prosperar os negócios. “Para tomar as principais decisões de sua empresa, é necessário ouvir o conselheiro, que é o contador”, destacou.

Em parceria com a Asconca, a Kalyne Calais, que também é contadora e estudante de Direito, trouxe argumentos basilares sobre a Reforma Tributária.

Por fim, o gerente de Projetos da Aderes, Samuel J. Messias, por cerca de 30 minutos, explanou o universo do empreendedorismo. O mento de fala orientou os empreendedores com conselhos para a vida profissional e pessoal, histórias de superação, pedagogia do empreendedorismo e investimento preciso. “Empreendedorismo é para os fortes, não é para os fracos”.

O gerente de Projetos da Aderes, Samuel J. Messias, em bate-papo com o subsecretário Márcio Freitas, antes de iniciar a sua palestra. / Foto: ISF

Outro destaque pontuado pelo palestrante, é o empenho à qualificação profissional. “O mercado busca o profissional ‘T’… Ter uma formação em sentido vertical, e na horizontalidade, se conectar a vários conhecimentos”.

O gerente da Aderes finalizou sua fala citando os seguintes quesitos para uma carreira empreendedora: foco, Planejamento Estratégico, Plano de Negócio e Plano Tributário, como mecanismos indispensáveis para a estruturação de qualquer empreendimento.

Confira o vídeo do café dos empreendedores produzido pela @aprodutoracg.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Parceiro do Jornal Merkato: Bar tradicional em Valparaíso, Serra. 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Simone, CEO da Silver Solutions

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista / Empresarial Bacharel em Turismo, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Segurança Contra Incêndio,

Para que servem as escolas?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por Samuel J. Messias / Mestre em Educação. O papel das escolas na sociedade

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Simone, CEO da Silver Solutions

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista / Empresarial Bacharel em Turismo, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Segurança Contra Incêndio, a CEO da

Para que servem as escolas?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por Samuel J. Messias / Mestre em Educação. O papel das escolas na sociedade As escolas desempenham

Shopping Basket