28.51°C Brasília

17 de julho de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de entrevistas sobre o

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura/Música Por: Redação Guitarras melódicas aos violões acústicos. Sem falar na bateria e contrabaixo, que trazem aquela pegada pra galera

Silver Solutions sai na frente no mercado de segurança eletrônica capixaba

À esquerda na foto, o Diretor Técnico e fundador da Silver Solutions, Francisco Azevedo. No centro da foto, Leandro Souza da Silva, Encarregado Técnico, e ao seu lado direito, Saulo de Tarso, Instalador Técnico Sênior. / Foto: Arquivo Pessoal.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Coluna Criativos / Empreendedorismo
Por José SalucciJornalista e diretor do Merkato.

Revolução no setor de segurança eletrônica. Foi assim a 25ª edição da Exposec 2024 – Feira Internacional de Segurança -, realizada na última semana, entre os dias 04 e 06, em São Paulo. A feira proporcionou uma onda de inovações tecnológicas, que prometem transformar o mercado de segurança eletrônica. O evento, reconhecido como uma das maiores feiras de tecnologia e inovação da América Latina, destacou soluções avançadas, que estão redefinindo como protegemos nossos lares, empresas e espaços públicos.

A Silver Solutions, uma empresa referencial no segmento de controle de acesso, segurança eletrônica e alarme de incêndio, localizada em Serra-ES, com essa viagem empresarial, trouxe nas malas uma aquisição de novos conhecimentos tecnológicos, aproximação de tendências do mercado nacional e mundial, a fim de pôr em prática todo esse cabedal no mercado capixaba de segurança eletrônica.

Estiveram presentes no evento quatro funcionários da empresa: o Diretor Técnico, Francisco Azevedo; a CEO, Simone Dettmann; Leandro Souza da Silva, Encarregado Técnico e Saulo de Tarso, Instalador Técnico Sênior. Segundo dados do site da feira, 51 mil profissionais do setor de Segurança participaram do evento, com mais de 800 marcas expositoras em uma área que contemplou 40.000m².

De acordo com um jornal online de expressão nacional, o setor de segurança eletrônica faturou R$ 12 bilhões no país em 2023. Para não ficar de fora dessa fatia econômica, o propósito da Silver Solutions de ter participado desse evento internacional, foi apresentar o sistema “Silver Acesso”: instrumento tecnológico que funciona como gestão e operação em uma portaria de condomínio residencial, comercial ou industrial. Esse software foi desenvolvido em parceria com a Bravas Tecnologia, empresa no RS.

Entre os destaques da feira estão os sistemas de vigilância por Inteligência Artificial (IA), que capturaram a atenção dos participantes. Essas soluções utilizam algoritmos de aprendizado profundo para analisar imagens em tempo real, identificando comportamentos suspeitos e alertando automaticamente as autoridades. Espera-se com essa tecnologia uma redução significativa no tempo de resposta à incidentes e um aumento na eficácia da segurança.

Outra inovação que ganhou destaque na feira foi a integração de drones, para monitoramento e patrulha. Equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, esses drones podem cobrir grandes áreas de forma rápida e eficiente, oferecendo uma vigilância aérea constante. Essa tecnologia é particularmente útil para grandes eventos, áreas industriais e zonas rurais, onde o acesso rápido e a vigilância contínua são essenciais.

Imerso em um ambiente vibrante e repleto de inovação no campo da segurança eletrônica, a tecnologia cibernética também ganhou destaque na Exposec 2024. Diante do aumento das ameaças digitais, novas soluções foram apresentadas para proteger infraestruturas críticas contra ataques hackers. Sistemas avançados de detecção de intrusões, firewalls de próxima geração e softwares de criptografia estão entre as tecnologias que prometem fortalecer a defesa cibernética das empresas.

Além disso, a biometria avançada está se tornando uma realidade cada vez mais presente. Tecnologias de reconhecimento facial, de íris e de impressão digital estão sendo aprimoradas para garantir maior precisão e segurança. Essas soluções já estão sendo integradas em sistemas de controle de acesso, substituindo cartões e senhas por métodos mais seguros e difíceis de falsificar.

A automação também desempenhou um papel crucial nas inovações apresentadas. Sistemas de segurança integrados, que conectam câmeras, sensores e alarmes a uma central de controle inteligente, permitem a automação de respostas à incidentes. Por exemplo, se uma câmera detectar movimento em uma área restrita, o sistema pode automaticamente acionar um alarme, notificar a equipe de segurança e até mesmo travar portas próximas.

A Exposec 2024 mostrou que o futuro da segurança eletrônica está diretamente ligado ao avanço tecnológico. Com essas novas soluções, espera-se não apenas um aumento na eficiência dos sistemas de segurança, mas também uma maior sensação de segurança para a população em geral. A adoção dessas tecnologias promete revolucionar o mercado, tornando a segurança mais inteligente, rápida e eficaz.

Diante de tanta informação e aquisição de novos conhecimentos, algo que impressionou a Silver Solutions foi a dedicação das empresas em não apenas apresentar produtos, mas também em compartilhar conhecimento. As palestras e workshops oferecidos foram incrivelmente informativos, fornecendo insights valiosos sobre as tendências atuais e futuras no setor de segurança.

As empresas e profissionais do setor, que participaram da Exposec 2024, saem do evento inspirados e prontos para implementar essas inovações, que certamente moldarão o futuro da segurança eletrônica nos próximos anos. Além disso, a Silver Solutions teve a oportunidade de conhecer profissionais de diversos estados e países, trocar ideias e experiências, e estabelecer conexões que certamente serão benéficas no futuro. A atmosfera de colaboração e inovação pôde ser palpável, tornando a Exposec não apenas uma feira de negócios, mas também um verdadeiro centro de aprendizado e networking.

Para a Silver Solutions, participar da Exposec foi uma experiência salutar, repleta de inovação e tecnologia de ponta em segurança. As tendências emergentes, os desafios atuais do setor, o networking com profissionais influentes e especialistas do ramo, trouxeram novo fôlego para a empresa enfrentar os desafios do mercado de trabalho de segurança eletrônica no Espírito Santo.

No geral, o evento foi inspirador, certamente deixará um impacto duradouro na prática profissional dos funcionários da Silver Solutions, aumentando, assim, o campo de visão sobre segurança. Agora, é colocar a ‘mão na massa’ ou a mão nos eletrônicos e revolucionar o setor de segurança eletrônica, não só na Grande Vitória, como também no estado do Espírito Santo, concomitantemente, no Brasil.

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

José Salucci – Jornalista e Diretor do Jornal Merkato. / Foto: Thais Gobbo.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de entrevistas sobre o

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura/Música Por: Redação Guitarras melódicas aos violões acústicos. Sem falar na bateria e contrabaixo, que trazem aquela pegada pra galera

Shopping Basket